ESGNotíciasTissue no Brasil

Iniciativa de logística reversa transforma mais de 30 toneladas de papel usado em produtos de tissue

Por meio do projeto “As atitudes de hoje que transformam o amanhã”, cadernos, agendas, apostilas e blocos de anotações usados ganham nova vida como papel higiênico e papel toalha, evitando a emissão de 49 toneladas de CO2

O projeto “As atitudes de hoje transformam o amanhã”, encabeçado pelo Sindicato das Indústrias de Papel, Papelão e Celulose do Paraná (Sinpacel), em parceria com a Embrart Embalagens Inteligentes e o Grupo KWM, apresentou seus resultados e fez o repasse dos produtos de higiene produzidos a partir dos materiais recolhidos ao longo de 2024 e 2025. A iniciativa conta também com o apoio das empresas Mili, Technocoat e Rede Condor, que disponibilizou pontos de coleta para a comunidade.

A ação envolveu escolas, famílias, instituições do terceiro setor, empresas e associações de catadores, mobilizando a comunidade para o descarte correto do papel e a conscientização sobre sustentabilidade. Desde o lançamento, em fevereiro de 2024, até agosto de 2025, o projeto já arrecadou mais de 30 toneladas de papel.

Dentre os impactos positivos gerados estão:

  • Economia de até 2,96 milhões de litros de água;
  • Redução de cerca de 65 mil kWh de consumo de energia elétrica;
  • Redução de aproximadamente 49 toneladas de CO2 na atmosfera (impacto semelhante à retirada de 255 veículos de circulação em termos de emissões);
  • Equivalente a 326 árvores preservadas;
  • Produção aproximada de 25,2 toneladas de papel reciclado.

“O projeto vai muito além da reciclagem: ele integra educação, mobilização social e economia circular, contando com o apoio fundamental de empresas comprometidas com a sustentabilidade. Trata-se de um modelo replicável, capaz de gerar mudanças concretas e fortalecer a colaboração em prol do meio ambiente”, destaca a engenheira ambiental e sanitarista Clauciane Dias de Lima, representante do Sinpacel e coordenadora da iniciativa.

O papel arrecadado é destinado à reciclagem pela KWM, que transforma resíduos de materiais de impressão e escrita em novos produtos, promovendo a economia circular com benefícios sociais concretos. “Por meio da iniciativa, redes de ensino e consumidores separam seus resíduos de papel, que são transformados pela KWM na produção de itens como papel toalha e papel higiênico”, explica Leon Miecoanski, engenheiro ambiental da KWM. “Esses produtos retornam às escolas e às cooperativas de catadores, tornando-se mais do que simples materiais de higiene: representam incentivo ao conhecimento e à conscientização sobre a importância do cuidado com o meio ambiente”, destacou.

Todo o material coletado é rastreado e devidamente descaracterizado. Do total da receita obtida com a comercialização, 70% retornam às instituições participantes e 30% às associações de catadores, fortalecendo sua renda e apoiando sua atuação. Graças ao engajamento das empresas parceiras, foi possível devolver às associações um valor superior a 100% da receita gerada, em reconhecimento à contribuição essencial desses profissionais para a sociedade e o meio ambiente.

 

Devido ao grande volume arrecadado, as entregas serão realizadas a cada três meses à Associação Reciclar, de Araucária, e à Associação Corbélia, no CIC. Durante um ano, elas receberão papel higiênico e papel toalha da linha Equilíbrio da Mili Professional, compostos 100% por fibras celulósicas vegetais de papel reciclado. Além disso, a Mili destinará papel higiênico da linha doméstica e absorventes íntimos para os associados, beneficiando também suas famílias.

Além disso, a cada tonelada de papel arrecadada, o projeto “As atitudes de hoje transformam o amanhã” vai distribuir 10 coletores exclusivos para papel para escolas. No total, serão 300 coletores distribuídos, tornando as salas de aula mais sustentáveis e impactando diretamente milhares de pessoas.

O projeto também promove educação ambiental de forma participativa e divertida, com palestras, visitas técnicas e atividades lúdicas que envolvem alunos, professores, famílias e comunidades, incentivando novos hábitos de consumo e descarte consciente.

“Os resultados têm sido extremamente gratificantes, tanto no aspecto ambiental, com a redução de emissões e do consumo de água e energia, quanto no educacional, ao estimular novos hábitos e ampliar a conscientização”, completa Clauciane.

Os resultados da inciativa foram divulgados durante evento realizado em Araucária, no Paraná, e contou com a presença de autoridades, parceiros e representantes das instituições beneficiadas, além de uma visita guiada à KWM para mostrar como o papel arrecadado é reciclado e retorna à sociedade como novos produtos, fortalecendo a economia circular.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo