Celulose Notícias

Honeywell moderniza fábrica da maior empresa de papel e celulose da Europa

 Controles, segurança e gerenciamento de sistemas auxiliam a finlandesa Stora Enso a atender a demanda crescente de embalagens renováveis

Foto: Reuters

 

Divulgação / Honeywell

Divulgação / Honeywell

A Honeywell Process Solutions anuncia que fornecerá sistemas de segurança e otimização de tecnologias de produção para a maior produtora de celulose, papel e cartões da Europa a fim de modernizar uma de suas principais fábricas e atender a crescente demanda de embalagens renováveis.

A Stora Enso está implementando tecnologias da Honeywell como parte da modernização e otimização de sua fábrica de papel em Varkaus, na Finlândia. Com sede em Helsinque, a Stora Enso é a maior produtora de celulose, papel e cartões da Europa e uma das maiores do mundo.

A divisão de HPS é a maior fornecedora de tecnologias de automação e controle para a indústria de papel e suas soluções podem ser encontradas em mais de 2 mil locais em todo o mundo.

“O objetivo de negócios da Stora Enso é produzir e fornecer papéis e cartões de alta qualidade e o portfólio de tecnologias da Honeywell irá ajudá-los a alcançar essa meta de forma segura, confiável e eficiente. Temos trabalhado com eles por cerca de 40 anos e estamos animados em participar da modernização desta fábrica”, declarou Ali Raza, Vice-Presidente da HPS.

 O projeto da Stora Enso coincide com a conversão da unidade para a produção de kraftliner (tipo de papel usado na fabricação de caixas de papelão ondulado) e containerboard, baseado em cartões de fibras virgens. Globalmente, a empresa produz uma série de produtos, incluindo cerca de 5,6 milhões de toneladas de polpa química; 10,9 milhões de toneladas de papel e cartão; e 1 bilhão de metros quadrados de embalagens de papelão ondulado.

Stora Enso

Stora Enso

As atualizações da fábrica em Varkaus incluem:

  • Migração da planta do sistema anterior para o sistema de controles Honeywell Experion® PKS (Process Knowledge System), que unifica pessoas, processos, ativos e negócios por meio de uma arquitetura unificada para o controle de processos, sistemas de segurança e softwares de automação.
  • Os controles Experion Process, Machinery e Drives (PMD), que utilizam ferramentas de engenharia simples, consistentes para reduzir custos de capital e adotar uma execução mais eficaz em termos de custos em linha de produção e controle de toda a planta.
  • A solução Uniformance® Process History Database (PHD), que ajuda os usuários a tomarem decisões mais rápidas e melhores com gerenciamento de dados em alto nível, segurança e confiança, além de baixo custo total de propriedade.
  • A solução Safety Manager, que integra dados de processo de segurança, aplicações, sistemas de diagnóstico e estratégias de controle críticos. A tecnologia executa aplicações de segurança em uma arquitetura redundante.
  • OptiVision® Manufacturing Execution System (MES), uma solução avançada de “order-to-cash”, desenvolvida para ajudar as empresas de papel e celulose e fabricantes de folhas planas a abordarem questões críticas determinantes para a rentabilidade.

Para mais informações sobre as soluções de automação da Honeywell, acesse:

www.honeywellprocess.com