fbpx


Banner Animado Valfilm Portal Tissue Online


Banner Incape Portal Tissue Online

Celulose Notícias

Grupo JBS quer R$ 7,5 bilhões para dobrar Eldorado celulose

SLIDE_eldorado

Fábrica de papel da Eldorado Celulose: família Batista quer dobrar seu tamanho em três anos

img-destaque3O grupo J&F quer dobrar o tamanho da Eldorado, sua indústria de celulose e vai precisar de 7,5 bilhões de reais para isso. A ideia é que sua fábrica em Três Lagoas (MS) começe a operar em 2017, aumentando a capacidade de produção de 1,7 milhão para 2,5 milhões de toneladas ao ano.

Para levantar o dinheiro, Joesley Batista, do frigorífico JBS, está pedindo 2,8 bilhões de reais aos fundos de pensão Previ, Petros e Funcef, segundo informações do jornal Folha de S. Paulo.

Os outros 4,7 bilhões de reais estão sendo negociados com o BNDES e com um fundo de desenvolvimento regional. Se as negociações forem adiante, a família Batista, que tem mais de 80% das ações do grupo, perderia uma fatia desta porcentagem, mas ainda permaneceria como sócia majoritária e não teria investido um centavo do póprio bolso para ampliar sua indústria.

Segundo o jornal, a intenção é que a Previ entre com 1,4 bilhão de reais e se torne uma das grandes acionistas da companhia. A Petros e a Funcef, já sócias com 16% das ações, investiriam 700 milhões de reais cada uma.

A estratégia de financiamento pelo BNDES também não é nova. A JBS se tornou o maior frigorífico do mundo depois de um aporte de 10 bilhões de reais do Banco de Desenvolvimento.

Exame