NotíciasPersonal care no Brasil

Governo federal passa a oferecer absorventes gratuitos pelo Programa Farmácia Popular

Produtos menstruais serão disponibilizados à população em situação de vulnerabilidade social, em mais de 31 mil unidades credenciadas em todo país

A menstruação é um processo natural, que ocorre com pelo menos metade da população em todo o mundo. Mesmo assim, dados da Organização das Nações Unidas (ONU) indicam que a pobreza menstrual, associada aos tabus que ainda cercam essa condição, podem ocasionar evasão escolar e desemprego. No Brasil, uma a cada quatro meninas falta à escola durante o seu período menstrual e cerca de 4 milhões sofrem com privação de higiene no ambiente escolar (acesso a absorventes, banheiros e sabonetes).

Nesse sentido, visando à equidade de gênero e à dignidade menstrual, o Programa Farmácia Popular passou a disponibilizar absorventes para a população em situação de vulnerabilidade social, em mais de 31 mil unidades credenciadas em todo país. A iniciativa é decorrente das ações do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual já executadas pelo governo federal em 2023.

A implantação do programa ocorre de forma interministerial – a iniciativa é conjunta entre as pastas da Saúde; Direitos Humanos e Cidadania; Justiça e Segurança Pública; Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; Mulheres e Educação.

A ação é destinada a estudantes da rede pública de baixa renda, pessoas em situação de rua ou em vulnerabilidade extrema, além da população recolhida em unidades do sistema prisional. O público-alvo do programa totaliza 24 milhões de pessoas entre 10 e 49 anos em todas as regiões do país.

Para garantir o benefício, as pessoas que se encaixam nos critérios já estabelecidos precisarão apresentar um documento de identificação pessoal e uma autorização na farmácia credenciada. Essa autorização será emitida pelo aplicativo ‘Meu SUS Digital’.

O programa inclui, ainda, estratégias para conscientização da população e qualificação técnica de agentes públicos, que têm sido desenvolvidas pela Saúde desde 2023, com abordagem de temas como menarca (primeira menstruação), prevenção de infecções, doenças e combate aos estigmas que envolvem esta condição. Neste ano, a pasta também lança a linha de cuidado sobre saúde menstrual, um curso autoinstrucional, um seminário nacional e um observatório para fomento à pesquisa acadêmica sobre o assunto.

Fonte
Governo federal
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo