IPELNotíciasTissue no Brasil

Gente & Cultura: o projeto que está transformando a forma de trabalhar na IPEL

Iniciativa busca fortalecer a cultura organizacional, impulsionar o protagonismo dos colaboradores e preparar a empresa para os novos ciclos de expansão

Com quatro décadas de história e em um momento de consolidação e expansão dos negócios, a IPEL – Indústria de Papéis Tissue de Indaial (SC) – está investindo em um movimento estratégico para sustentar seu crescimento nos próximos anos: o projeto Gente & Cultura IPEL. Liderado pela nova Chief Human Resources Officer (CHRO), Taís Brenner Oesterreich, a iniciativa promove uma profunda transformação na gestão de pessoas, com foco em cultura organizacional, performance e valorização do capital humano.

Iniciativas como a da IPEL refletem um movimento crescente entre empresas que enxergam a cultura organizacional como um diferencial competitivo. Em tempos de transformação digital, novas dinâmicas de trabalho e busca por propósito, estratégias robustas de gestão de pessoas se tornam essenciais para atrair, engajar e reter talentos, especialmente em setores industriais em constante evolução.

“A gestão de pessoas passa a ocupar um papel ainda mais estratégico. O projeto foi criado para garantir que a cultura da empresa acompanhe esse avanço, valorizando o capital humano como diferencial competitivo”, afirma Taís, profissional com mais de 25 anos de experiência em projetos de desenvolvimento humano, inovação e liderança. “Com o compromisso de evoluir a gestão de pessoas e fortalecer a cultura organizacional, o projeto Gente & Cultura da IPEL passou por uma transformação metodológica a partir da minha chegada. É uma iniciativa estratégica que visa conectar pessoas, processos e propósito em uma jornada estruturada, coerente e sustentável”, explica.

Embora tenha como ponto de partida as áreas ligadas diretamente à gestão de pessoas, o projeto prevê impacto transversal em toda a empresa – do chão de fábrica à alta liderança. Entre as primeiras frentes de atuação estão a revisão de políticas e processos de gestão de pessoas, a implementação de novas tecnologias para aceleração do setor, o redesenho de um novo programa de carreiras, os programas de reconhecimento e desenvolvimento de competências e a universidade corporativa.

“A intenção é integrar esses processos para que todos falem a mesma linguagem e atuem com clareza de propósito, fortalecendo uma cultura de alta performance, sem perder a proximidade e o cuidado com as pessoas que são parte da história e do futuro da IPEL”, reforça Taís.

Quatro pilares sustentam o projeto: atração, retenção de talentos, engajamento e conversão, que é o mais alto nível de engajamento e senso de pertencimento. “Ao final de toda esta jornada, queremos que nossos funcionários sejam os grandes promotores da IPEL”, explica.

 

VIVÊNCIA PRÁTICA E PROTAGONISMO

Mais do que uma diretriz estratégica, o Gente & Cultura está sendo desenhado para ser vivido no cotidiano da organização. “Cada colaborador precisa entender claramente seu papel e seu significado na cultura da IPEL”, diz Taís. Para isso, o projeto prevê iniciativas como trilhas de desenvolvimento, conversas frequentes de carreira e desempenho, espaços de escuta ativa e ações de valorização da entrega com qualidade.

A ideia é fortalecer uma cultura em que coerência entre atitude e resultado se torne um valor central, estimulando o crescimento coletivo e preparando a empresa para novos desafios.

O projeto dialoga diretamente com a visão da nova CHRO sobre a força da cultura organizacional como motor de resultados sustentáveis. Ao longo de sua trajetória, Taís liderou projetos de modernização do RH, implantação de metodologias ágeis, automatização de processos e integração com áreas como tecnologia, operações e processos, promovendo sinergia entre pessoas e resultados.

Para ela, o Gente & Cultura representa a materialização de tudo que defende na prática: “Empresas evoluem quando as pessoas evoluem. E a cultura, quando bem direcionada, é um ativo poderoso para transformar resultados”.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo