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Fortalecendo sua agenda ESG, Kimberly-Clark impacta 11,5 milhões de pessoas no Brasil

A companhia segue comprometida em atingir sua meta global de impactar 1 bilhão de pessoas em situação de vulnerabilidade até 2030, sendo 150 milhões de vidas apenas na América Latina

A Kimberly-Clark, multinacional norte-americana de produtos de cuidados pessoais e bem-estar, segue comprometida em atingir sua meta global de impactar 1 bilhão de pessoas em situação de vulnerabilidade até 2030, sendo 150 milhões de vidas apenas na América Latina, por meio de inovação e programas que oferecem cuidados e conhecimento para comunidades carentes.

Nos últimos três anos, a companhia intensificou o trabalho no Brasil para desdobrar sua visão de negócio sustentável e, com isso, desde 2020, impactou positivamente mais de 11,5 milhões de vidas por meio de ações sociais. Além disso, tem a sustentabilidade como um guia para todas as suas ações, presente desde a operação, com a otimização do uso de água e redução da emissão de gases do efeito estufa, até seus produtos, com embalagens recicladas e soluções reutilizáveis.

Como prioridade nessa estratégia, foram definidos seis temas de atuação: acesso e educação em saneamento e higiene menstrual, uso de plásticos, consumo de energia, escassez de água, mudança climática e economia circular. Para evoluir em relação a esses objetivos, a empresa vem desenvolvendo uma série de ações e programas que objetivam contribuir com o meio ambiente e com as comunidades em que atua.

“Nosso propósito de cuidado guia todas as nossas ações. Por isso, a qualidade e a inovação dos produtos, aliadas a uma forte atuação social, são as bases da nossa estratégia. Dessa forma, entendemos que criamos marcas fortes, que atraem e mantêm a lealdade dos consumidores”, comenta Ronaldo Art, diretor de marketing e sustentabilidade da Kimberly-Clark no Brasil.

AMBIENTE DE TRABALHO MELHOR

Inclusão, Equidade & Diversidade fazem parte da cultura organizacional da Kimberly-Clark – prova disso é que, em 2022, 45% das contratações e 63% das promoções para cargos de liderança foram destinadas a mulheres. Em 2023, esse número foi de 53%. ​A companhia também conta com um Conselho de Administração formado por 12 membros independentes, sendo 54% oriundos de grupos minoritários.

Já para os cargos de entrada, foi desenvolvido um método de seleção oculto, que ajuda a evitar possíveis vieses inconscientes. A edição de julho de 2023 do programa de estágio, por exemplo, possibilitou a contratação de 77% de estagiárias mulheres, 38% de pessoas negras e pardas, 35% de pessoas LGBTQIAPN+ e 4% não-binárias. 
“Nós acreditamos que a diversidade é um fato, mas a inclusão e equidade são uma escolha, e é nisso que precisamos focar, em incluir pessoas diversas”, completa Ronaldo.

SOCIEDADE MELHOR

A companhia acredita que para melhorar vidas é preciso quebrar barreiras e direcionar as marcas e produtos a um propósito comum. Por isso, criou programas de impacto social de longo prazo, com iniciativas que contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especificamente ODS 3 (saúde e bem-estar) e ODS 5 (igualdade de gênero). Dessa forma, desde 2020, diversas ações da companhia foram feitas pensando em promover o bem-estar de pessoas em comunidades vulneráveis mundialmente, como a da marca Intimus, na qual milhares de meninas e mulheres vêm sendo impactadas pela educação para uma menstruação sem estigmas.

Outras iniciativas foram desenvolvidas por meio de leis de incentivo em projetos culturais e esportivos; atividades sobre educação ambiental no CRSMA (Centro de Referência Socioambiental Mata Atlântica) e a contribuição com o Pescar, projeto de formação socio profissionalizante de jovens de baixa renda, também ajudaram a beneficiar pessoas nas comunidades próximas às unidades da K-C. Ademais, para expandir o propósito de cuidado, a Kimberly-Clark criou a rede de apoio digital Mais Abraços, por meio da marca Huggies, de cuidado para bebês e crianças, beneficiando diversos pais no cuidado com seus filhos.

Além disso, em 2022, mais de 1,3 milhões de produtos de cuidado pessoal, como fraldas, lenços umedecidos, absorventes e roupas íntimas descartáveis, foram doados para instituições atuantes no Brasil, como Mesa Brasil SESC, Plan International e Aldeias Infantis SOS.

PLANETA MELHOR

O cuidado com o meio ambiente é um dos principais pilares do compromisso ESG da companhia. Desde 2019, a operação brasileira nas fábricas e centros de distribuição não envia materiais excedentes para aterros sanitários – e a meta foi alcançada dois anos antes do previsto. A Kimberly-Clark ainda participa do programa “Mãos pro futuro”, coordenado pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos). Somente em 2022, foram 163.845 toneladas de materiais recuperados por todas as empresas aderentes ao programa e encaminhados para reciclagem.

Já para reduzir sua pegada hídrica, estão sendo feitos investimentos em projetos para conservação de energia e combate ao desperdício, ações educativas à comunidade sobre o tema e medidas de reaproveitamento para reduzir a captação de água. Na fábrica de Camaçari (Bahia), houve a redução de 9% no consumo de água em 2022, em relação ao ano anterior.

PRODUTOS MELHORES

A Kimberly-Clark trabalha há 151 anos criando soluções que tornam a vida das pessoas melhor. Nesse sentido, produtos que tenham cada vez mais foco no consumidor e no meio ambiente estão sempre na pauta da companhia.

Em linha com tendências de mercado e as necessidades dos consumidores, Huggies, marca da Kimberly-Clark de cuidados infantis, lançou as fraldas reutilizáveis de pano da linha Huggies Eco Protect, com uma expansão no portfólio de cuidados para bebês, combinando inovação e sustentabilidade. O lançamento é uma alternativa que garante proteção e cuidado suave para a pele do bebê, é reutilizável e traz economia financeira, considerando que o produto vai do tamanho P ao XG, em uma única fralda. Huggies foi a primeira grande marca na América Latina a oferecer esta solução aos consumidores.

Outro exemplo tangível dessa preocupação com o meio ambiente é o aumento do uso de materiais sustentáveis em produtos. A linha Natural Care, de Huggies, usa fibras naturais em suas fórmulas e a linha de banho, da mesma marca, conta com frascos compostos de plástico 100% reciclado e são 100% recicláveis e reutilizáveis, além de oferecer opções de refis no portfólio. Globalmente, a companhia já traz em 98,3% de seus produtos embalagens reutilizáveis, recicláveis ​​ou compostáveis. Outra contribuição para a meta de reduzir em 50% a pegada plástica da companhia até 2030 é a presença da calcinha absorvente lavável e reutilizável no portfólio de Intimus.

“Acreditamos na inovação como vetor para ações mais sustentáveis. Por isso, continuamos desenvolvendo soluções que tragam impactos positivos para a sociedade e o meio ambiente, que se realizam tanto na produção quanto no desenvolvimento de produtos”, finaliza o executivo.

RECONHECIMENTOS

No ano passado, a Kimberly-Clark foi classificada em terceiro lugar no ranking das 100 Empresas mais Sustentáveis de 2023, promovido pela Barron’s, que reconhece as classificações ambientais, sociais e de governança (ESG) em destaque entre as mil maiores empresas de capital aberto dos EUA. Esse é o quarto ano consecutivo em que a companhia foi incluída na lista.

A companhia ainda foi reconhecida por seu compromisso com a cidadania corporativa, juntamente com a responsabilidade ambiental e social. O Ethisphere Institute a incluiu na lista de 2022 das Empresas mais Éticas do mundo. A multinacional também obteve pontuação perfeita no Índice de Igualdade Corporativa de 2022 da Human Rights Campaign Foundation.

Fonte
Kimbery-Clark
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