fbpx


Banner Incape Portal Tissue Online


Banner Animado Valfilm Portal Tissue Online

Notícias Tissue na América Latina

Fornecimento de papel higiênico cai na Bolívia

bolivia2

O aumento do preço das bobinas de papel higiênico importadas do Peru causou uma queda no fornecimento de papel higiênico em La Paz, na Bolívia. E uma das fábricas que operavam em El Alto, que distribuía seus produtos em todo o país, anunciou sua saída do mercado.

“Nós importamos nossos produtos legalmente, mas o aumento do preço do papel no Peru e aumentou o nosso custo de importação, portanto fizemos nossa última importação, há dois meses. Como não conseguimos resolver esta situação, em breve vamos deixar o mercado “, disse o gerente de vendas da Indústria de Papel Angora, Andy Llusco.

Esta empresa fabricava papel higiênico em 25 variedades, branco, rosa, folha dupla, entre outros, que foram distribuídos, por quase dois anos, nos mercados de La Paz, El Alto e em todo o país.

Segundo o Instituto Boliviano de Comércio Exterior (IBCE), as importações de papel higiênico estão aumentando de US $ 1,6 milhões em 2000 para 7,6 milhões em 2013.

Um relatório da Agência de Notícias do Peru percebe o aumento da preço no “papel virgem”. Foi gasto cerca de US $ 150 por tonelada registrados em 2012 contra 284 dólares por tonelada no ano passado.

“Viemos para o mercado (Bolívia) há quase dois anos com muita força. Estávamos cobrindo todo o país, mas em setembro e outubro estaremos fechando nossas portas “, disse Llusco.

Também esclareceu que retirou bobinas importadas do Chile porque isso significaria diminuir a qualidade de seus produtos.

 Por essa razão, a distribuição de seus produtos caíram nos mercados de alimentos da cidade.

Isto confirma que os mercados varejistas limitam a venda de papel higiênico para os consumidores, porque a Distribuição é irregular.  “distribuidores que chegavam toda quarta-feira ou quinta-feira, agora vem a cada duas semanas ou mais. Além disso, limitou-se a quantidade que queremos comprar”, disse Amanda C. representante da rede de varejo Rodriguez.  A restrição ficou evidente na semana passada, quando vários compradores ficaram surpresos que eles não poderiam comprar o produto em quantidade. Alguns consumidores reclamaram que não conseguiram comprar mais de um pacote com 20 rolos de papel higiênico.

paginasiete.bo
Adaptado e Traduzido por Tissue Online