Banner Animado Valfilm Portal Tissue Online

Notícias Tissue no Brasil

Euromonitor International divulga relatório sobre o mercado de papel tissue no Brasil

 da redação

img_tissue

Segundo o relatório anual da Euromonitor International, o crescimento de 5,9% ao ano do mercado brasileiro de tissue impulsionou um novo ciclo de expansão deste setor da indústria no país. Este crescimento está atraindo empresas estrangeiras para entrar no mercado nacional, que possui perspectivas positivas. Ao todo, o mercado possui 50 competidores, com produção total de 1,6 milhão de toneladas (em 2012).

O consumo em ascensão, que impulsionou as empresas já presentes no mercado, também já está fazendo com que as empresas invistam em mais máquinas, aumentando a capacidade de atendimento para esta demanda crescente. Em 2011, o consumo brasileiro de papel tissue alcançou 1 milhão de toneladas, um valor que, apesar de alto, corresponde ao consumo de 5,3 quilos por habitante ao ano – seis vezes menos que o consumo nos Estados Unidos.

O crescimento do consumo de tissue traz boas notícias para os produtores de celulose de eucalipto, uma especialidade das empresas brasileiras cujas vendas avançam proporcionalmente ao movimento da indústria papeleira.

O cenário de papel tissue

Tissue é um papel sanitário resistente, absorvente e suave, encontrado na forma de lenços de papel, papéis-toalha, guardanapos ou papéis higiênicos. O consumo deste tipo de papel vem crescendo no mundo inteiro, por conta dos padrões de vida e de higiene.

Produzido a partir de fibras virgens ou recicladas, sua folha é seca em um grande cilindro e removida por meio da lâmina crepadora. Como este papel é muito fino, é necessário a união de várias camadas para formar o produto final.

Dependendo do uso pretendido, o tissue pode ser fabricado para ser resistente à umidade. As propriedades de maciez, lisura, mesmo após uma quantidade considerável de líquido absorvido, fazem com que existam requisitos especiais para a fabricação desses papéis.

Os principais tipos de papéis tissue são:

  • Papel higiênico: usado especificamente em toaletes, podendo ter uma ou mais folhas e diferentes graus de maciez.
  • Guardanapo: pode incluir aparas tratadas quimicamente, mas seu destaque é a textura e absorção de sujeiras e gorduras.
  • Toalha de mão: tem uso normalmente comercial, consumido em rolos ou folhas intercaladas.
  • Toalhas de cozinha: destinadas ao consumo residencial para limpeza em geral.
  • Lenços: podem utilizar aparas de boa qualidade tratadas quimicamente e têm menor gramatura, sendo úteis para limpeza facial.

Acesse o relatório da Euromonitor International na íntegra e saiba mais.

  Quais as possibilidades de investimento no mercado brasileiro de papel tissue? Compartilhe sua opinião abaixo nos comentários!