BTGNotíciasTissue no Brasil

Estenda o tempo entre retíficas do Yankee e aumente a produtividade com as lâminas BTG Duroblade®

Lâminas de alta performance ajudam a manter a segurança do Yankee, aumentando a produtividade e garantindo a qualidade do papel

Com o aumento das exigências de produtividade e qualidade de todos os tipos de papéis tissue, fica cada vez mais crítico evitar tempos com paradas improdutivas, assim como gastos com retífica frequente da superfície do Yankee.

A BTG Duroblade® tem ajudado os produtores de tissue durante anos a conseguir esse objetivo mantendo a segurança do Yankee, aumentando a produtividade e garantindo a qualidade do papel.

MAIOR TEMPO ENTRE RETÍFICAS

A fricção entre a superfície do Yankee e a lâmina de crepe, limpeza e corte é a causa do desgaste da superfície do Yankee, assim como vibração e Chatter. As lâminas de aço têm a mesma natureza química das superfícies de ferro fundido e principalmente dos metalizados modernos, que, combinado com alta temperatura de até 180ºC, ocasiona desgaste adesivo retirando material do metalizado, deixando-o com poros e marcas na superfície que prejudicam a produção.

Duroblade® é uma marca registrada BTG

As lâminas de alta performance BTG Duroblade® possuem uma ponta de cerâmica feita de diversas combinações de óxidos metálicos que não tem afinidade com nenhum dos componentes da superfície do Yankee, por tanto, o desgaste ocorre na ponta de cerâmica a menores temperaturas entre 110 -130ºC, resultando em menor fricção e vibração. A vibração pode ser monitorada e controlada mediante a operação usando o VigilancePRO.

MAIOR PRODUTIVIDADE COM QUALIDADE

As constantes mudanças e pressões do mercado tissue regional, como alto preço da celulose, tem obrigado os produtores a se adaptarem com diferentes estândares de produtividade e qualidade. As novas especificações de qualidade têm levado as tecnologias das máquinas ao limite, assim os produtores têm utilizado amplamente as lâminas de alta performance BTG Duroblade® para ajudar a conseguir maior maciez, bulk e resistência quando necessário.

Acima, apresenta-se o comparativo de vida útil de algumas das tecnologias de matérias, geometrias e configurações exclusivas da BTG que permitem alcançar requerimentos de qualidade como alta maciez e bulk. A tecnologia BTG Duroblade® inclui soluções para crepe de máquinas convencionais, de papel texturizado e limpeza.

Abaixo, algumas das principais caraterísticas de cada tecnologia:

SafeClean: Um design exclusivo BTG para aplicações de limpeza. Material seguro para Yankees de ferro fundido e metalizado.

Cerb: Para graus de umidade de baixa qualidade e/ou alta crepagem. Melhor escolha inicial para secadores de ferro fundido, aplicação para gerar bulk.

Satiny: Para crepes finos e de alta maciez. Requer revestimento resiliente com boa cobertura do revestimento (taxas de adição mais altas), taxa de desgaste mais rápida do que a cerâmica.

Velvet: Para crepes finos e de alta maciez. Versão de vida mais longa que a Satiny.

Tilium: Para crepes finos e de alta maciez. Projetado exclusivamente para fornecer bulk e maciez consistentes ao longo da vida útil da lâmina. É uma lâmina patenteada.

Softcrepe: Para alta maciez e/ou baixa crepagem e graus de umidade. Boa lâmina para primeiro teste e para secadores metalizados. O material de lâmina mais popular e usado da BTG e patenteado.

Vantage: Projetada especificamente para fornecer crepe fino e maciez com vida útil da lâmina muito longa. Maior resistência ao desgaste em relação ao SoftCrepe.

Vantage+: Mesma aplicação da Vantage, mas com maior resistência ao desgaste. Também resiste ao arredondamento da ponta melhor do que a Vantage.

Evo: Projetada especificamente para fornecer crepe fino e maciez, com vida útil da lâmina muito longa e mais resistente ao desgaste. Proporciona baixa vibração da lâmina.

EXCREPE: Design de lâmina proprietário e exclusivo para aplicações com alto revestimento (papel estruturado) e aplicações de crepe úmido.

Quantum: Um design proprietário para fornecer bulk consistente ao longo da vida útil da lâmina. Requer revestimento de base durável.

Air: Design exclusivo para fornecer maior bulk ao longo da vida útil da lâmina.

Textura: Design de lâmina exclusivo para alto bulk e alta absorção.

OUTROS BENEFÍCIOS DO USO DE BTG DUROBLADE®

  • Maior vida útil da lâmina comparada com aço
  • Qualidade do papel estável durante a vida da lâmina
  • Maior nível de maciez do papel
  • Maior produtividade na máquina e conversão com bobinas sem quebras
  • Aumento da vida útil da superfície do yankee
  • Menor nível de vibração
  • Coating homogêneo
  • Eliminação da necessidade de retífica

IMPACTO DA DUROBLADE® NO DIA A DIA DE CLIENTES QUE CONVERTERAM SUAS MÁQUINAS PARA LÂMINAS DE ALTO DESEMPENHO BTG

“Tivemos ganhos expressivos mantendo as características do crepe ao longo da vida útil da lâmina, favorecendo a estabilidade do papel nas linhas de conversão. Outros pontos positivos são o aumento da vida útil das lâminas muito maiores que as de aço, redução de emendas nas bobinas e eliminamos a mão de obra para afiação”. Sr. Roque Coelho Diretor Industrial e Projetos da IPEL

“Com o uso de lâminas de alta performance BTG Duroblade, foi possível observar significativa redução nas intervenções operacionais no que se refere à transferência de folha do Yankee para a enladeira, menos refugo e, consequentemente, maior produção, bobinas sem emendas e características do papel constantes no mesmo período de uso das lâminas. Menor pressão nos raspadores contra o Yankee e coating uniforme”. Sr. Ademar Evangelista Gerente Industrial da COPAPA, que faz o uso de lâminas BTG em suas máquinas há mais de quatro anos.

“É importante para Damapel estar cercada de consagrados fornecedores para sempre estar atualizada nesse mercado tão dinâmico, assim fruto de uma longa parceria traçada a mais de uma década a BTG presenciou o crescimento da Damapel na produção e principalmente de qualidade através de seus produtos por estar diretamente ligado ao coração do processo em nossos cilindros Yankees, onde suas lâminas de cerâmica vem garantindo a otimização da excelência operacional em nossas máquinas de papel. Agradecemos a BTG que segue fazendo parte desse nosso trabalho juntamente com as equipes de colaboradores de ambas as empresas BTG e Damapel, com persistência de que as empresas necessitam para sempre estar inovando e buscando novos desafios”. Sr. Cesar Moskewen, Gerente de Operações Industriais da Damapel

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo