NotíciasTissue no mundo

Essity encerra operações na fábrica Tawd e reorganiza produção no Reino Unido

A fabricante sueca de papel higiênico reduziu sua capacidade no país e investiu em modernização, com foco na sustentabilidade e eficiência operacional

A fabricante sueca de papel higiênico, Essity, confirmou o fechamento de sua fábrica Tawd no Reino Unido, com efeito a partir de 1º de setembro de 2024. A decisão resulta de um processo de consulta que começou em abril do mesmo ano. 

A unidade Tawd possui uma capacidade anual de aproximadamente 30 mil toneladas de papel TAD, atualmente convertidas em produtos de papel tissue de marca e de varejo na planta da Essity em Manchester. De acordo com um porta-voz da empresa, “os fornecimentos futuros para a instalação de Manchester virão da planta integrada de produção de tissue em Manchester e da fábrica de Prudhoe”. Ele acrescentou que a companhia não planeja adquirir tissue de fontes externas. 

Neste ano, a Essity também desativou uma das duas máquinas de papel em Oakenholt. A produção da máquina menor foi transferida para a maior, resultando em uma redução da capacidade total do local de 72 mil toneladas por ano para 48 mil toneladas. Essa decisão foi motivada por uma combinação de fatores, incluindo mudanças na demanda e a urgente necessidade de investimentos em infraestrutura, conforme esclarecido pelo porta-voz da empresa. 

Além das mudanças na capacidade, a Essity está modernizando sua maior instalação no Reino Unido, localizada em Prudhoe, que possui uma capacidade de produção de até 94 mil toneladas por ano de tissue. Nesta primavera, a empresa finalizou a modernização do sistema de combustão em uma máquina de tissue com secagem a ar (TAD), um projeto realizado pela ANDRITZ. 

A construção de uma nova unidade de fibra reciclada, orçada em £ 30 milhões, na fábrica de Prudhoe, está progredindo conforme o planejado, com conclusão esperada para o segundo trimestre de 2025. A fase de construção foi finalizada no início deste ano, e os trabalhos internos estão atualmente em andamento. Segundo o porta-voz, a nova planta Unifibres permitirá que a Essity utilize papéis reciclados de menor qualidade para a produção de tissue no local de Prudhoe no futuro. 

Fonte
EUWID
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo