Essity busca crescimento e mira liderança no mercado brasileiro
Com ambição de ser número um no mercado em que atua, a empresa traçou, há alguns anos, uma estratégia de focar em mercados emergentes

A Essity é uma companhia sueca, com atuação nas áreas de higiene e saúde, que vem focando em sua expansão na América Latina, buscando atender às expectativas de crescimento e liderança até 2024. No Brasil há cerca de uma década, após comprar uma companhia local, a fornecedora tem uma fábrica no interior de São Paulo, na cidade de Jarinu, e possui ao todo mais de 500 funcionários.
Durante participação no Talk Tissue com Felipe Quintino, Victor Hernández, vice-presidente de vendas e marketing da Essity no Brasil, comentou sobre as áreas de atuação da companhia sueca no Brasil. “Já atuamos na categoria de cuidados pessoais, especificamente na área de incontinência, com nossa marca global Tena, e na parte de papéis profissionais, com a marca líder global Tork. Também já temos negócios de saúde, na área de curativos”, contou Hernández.
Apesar de estar há uma década anos no país, a Essity decidiu fazer uma entrada orgânica na área de papéis institucionais em 2015, em um momento de crise cambial. “Mas foi uma entrada de sucesso, porque nossos produtos e nossas soluções garantiam economia em consumo de papel para os clientes, e ficamos bem contentes porque tivemos muita receptividade”, afirmou o executivo. Apesar do momento difícil, a entrada da companhia era muito aguardada no país por distribuidores que têm conhecimento sobre o mercado.
“A intenção é seguir crescendo, ganhar escala. Hoje, temos aumentado nossa participação no mercado brasileiro consistentemente”, declarou Victor. A Essity vem buscando expandir sua presença geográfica por todo o país, além da Região Sudeste, onde está inserida, e pretende crescer nos segmentos de tissue e personal care. “A companhia tem trazido um plano agressivo para ser líder”, destacou o executivo.
Com ambição de ser número um no mercado em que atua, a empresa, que esteve concentrada em mercados maduros como Europa e Estados Unidos, traçou, há alguns anos, uma estratégia de focar em mercados emergentes. “As categorias de higiene e saúde vão crescer 4% ano a ano nos próximos anos, segundo previsões”, apontou Hernández. Segundo ele, apesar de o Brasil não representar o maior volume de vendas da América Latina, a Essity tem trabalhado para que o país alcance seu potencial de mercado.
Com a pandemia, a empresa precisou se adaptar às novas tendências e necessidades do mercado. “Começamos a olhar nosso portfólio novamente para trazer inovações que já estavam planejadas, de acordo com as novas condições de mercado”, relatou. Como resultado, mais de um ano após o início das restrições da pandemia, muitas inovações estão disponíveis no portfólio da Essity, acompanhando novas tendências pós-covid. “A pandemia funcionou como um reforço para seguir trabalhando nessa parte estratégica”, concluiu Victor.
Confira na íntegra o Talk Tissue com Victor Hernández, vice-presidente de vendas e marketing da Essity no Brasil: