fbpx


Banner Incape Portal Tissue Online
Banner Animado Valfilm Portal Tissue Online


Celulose Notícias

Espanhóis estão em MS para conhecer indústrias

Comitiva foi formada, em sua maioria, por dirigentes de uma associação que reúne produtores e industriais do ramo

Foto: Reprodução TVC

Foto: Reprodução TVC

Empresários espanhóis, ligados à cadeia produtiva de madeira na Europa, visitaram Três Lagoas, Campo Grande e outras cidades de Mato Grosso do Sul, nos últimos dias, para conhecer os processos de cultivo de madeira e industrialização de papel e celulose. A parte principal da comitiva foi composta por dirigentes de uma associação que reúne produtores e industriais do segmento, com forte atuação na Espanha.

A Confemadera, sediada em La Coruña, organizou a visita ao Brasil – que vai durar até dia 23 – em parceria com a Câmara de Comércio de Santiago e da Plataforma de Negócios da Galicia no Brasil. Galicia, situada ao Norte do país, é uma região autônoma, grande produtora de madeira e produtos agrícolas.

Os objetivos da viagem não foram esclarecidos pelo grupo de estrangeiros, sobre a possibilidade de adquirir tecnologia para a produção de papel e celulose ou de investir no segmento na Espanha, a fim de competir com o Brasil – maior exportador mundial dos produtos e detentor da segunda maior reserva florestal de madeira de reflorestamento, com 456 milhões de hectares cultivados. O país líder em cultivo é a Rússia, com 463 milhões de hectares.

Em seu site, a Confemadera cita o potencial brasileiro para a produção de madeira, papel e celulose, além de demais itens ligados à cadeia. “A indústria florestal brasileira é caracterizada pela integração vertical de suas empresas a partir dos campos para o produto acabado, o trabalho de produção para o comércio”, diz trecho publicado ontem, sobre a visita ao país.
No geral, o site do grupo cita “necessidades” de aprimoramento da indústria nacional e oportunidades de expansão em outros países.

O diretor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Diógenes Marques, disse acreditar que os empresários tenham interesse em investir no Brasil. “Trata-se de 15 empresários, ligados ao setor florestal, que vieram conhecer de fato nossos desafios e potenciais e, evidentemente, oportunidades de mercado”, afirmou.

O Sebrae – responsável pelo programa Três Lagoas Florestal – considera que a visita seja resultado da iniciativa lançada em 2012, segundo Robson Trevisan, diretor do Painel Florestal.
Em Três Lagoas, os empresários conheceram a planta produtora da empresa Fibria, na quinta-feira. Ontem, o grupo seguiu para um encontro com o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB). Na semana que vem, os espanhóis seguem para São Paulo e o Paraná.

jptl.com.br/