Embalagens de papelNotíciasPapéis e fibrasValmet

Em workshop, Valmet apresenta tecnologia de controle de qualidade e fabricação de papéis corrugados

Multinacional finlandesa palestra no 5º Workshop de Embalagens de Papel, abordando os desafios na operação de máquinas convertedoras e suas soluções em automação e controle de processo

A Valmet participará do 5º Workshop de Embalagens de Papel, nesta quinta-feira, 25, e abordará tecnologias para conversão de papel cartão, com foco em controles de qualidade on-line na manufatura de corrugado, reduzindo os níveis de perdas (waste) e maximizando os níveis de produção. O principal tema abordado será o sistema de controle de qualidade (QCS), desenvolvido pela Valmet, que auxilia a produção estabilizando as variações de matéria-prima e processo em toda a cadeia de valor, desde a fibra até o produto acabado, além de otimizar a performance do processo e a qualidade da folha na onduladeira.

O Valmet IQ para onduladeiras combina medições on-line de umidade, temperatura e encanoamento de alta precisão, e utiliza essas variáveis em controles de malha fechada com a utilização de umidificadores como elementos finais de controle. Tendo em vista que o controle da umidade é fundamental para a qualidade da conversão do papel, a Valmet desenvolveu e aperfeiçoou, por anos, tecnologias de medição e sistemas de controle automatizados para manter os níveis de umidade dentro do esperado.

“Atualmente, poucos produtores têm a tecnologia para medir com precisão e confiabilidade a umidade em fibras à base de madeira”, diz o gerente de vendas técnicas da Valmet e palestrante no evento, Angelo Silva. “O destaque da empresa é o seu know-how para usar as medições em algoritmos de controle. A Valmet aplica tecnologia avançada de medição de umidade e toda sua expertise como líder mundial de soluções de automação em uma solução completa de gerenciamento e controle de umidade para convertedoras”, detalha.

Cabe destacar que um dos principais desafios na operação de máquinas convertedoras, e consequente fabricação de papéis corrugados, é o controle da temperatura e umidade, requisitos básicos para a formação e colagem dos canais. Todavia, a maioria das empresas têm como foco o controle da temperatura tão somente, ocasionando perdas por empenamento, colagem ruim e demais imprevistos. “A experiência da Valmet em processos de máquinas de papel revelou que as medições e o controle de temperatura por si só não são suficientes para controlar adequadamente o processo de conversão. Em particular, é a umidade, e não apenas a temperatura, que altera as dimensões, visto que as fibras de celulose se expandem e encolhem de acordo com o teor dessa umidade. Será interessante expor ao público as soluções de automação e tecnologias Valmet que garantem lucratividade e sustentabilidade para os clientes fabricantes de papel e, agora, para a indústria de conversão”, finaliza Angelo.

SERVIÇO

5º Workshop de Embalagens de Papel

Data do Evento: 25/05/2023

Horário: 8h30 às 17h

Local: Qoya Hotel Curitiba – Av. Sete de Setembro, 4.211 – Curitiba – PR

Público-alvo: Profissionais que atuam no setor de embalagens de papel.

Evento gratuito e exclusivo para associados ABTCP, Empapel e Sinpacel.

Inscrições em: https://www.abtcp.org.br/workshopembalagens.

Fonte
Valmet
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo