Em ação digital, Intimus convida os homens a entenderem a menstruação
Em alusão ao mês da higiene menstrual, ação pretende incentivar a conversa sem estigmas sobre menstruação
Em alusão ao Dia da Higiene Menstrual, celebrado em 28 de maio, Intimus – marca de cuidados femininos da Kimberly-Clark – está promovendo ações no ambiente digital para dar luz aos estigmas relacionados à menstruação e à busca pela dignidade menstrual.
Para isso, a marca convidou um time de celebridades para chamar homens do seu convívio para a conversa. Durante a ação, famosas como Jade Picon, Mirella Santos e Jaqueline Carvalho trazem um convidado homem, como um amigo ou o marido, para responderem perguntas a respeito do ciclo se suas parceiras/irmãs/amigas, como “com quantos anos menstruei pela primeira vez?” ou “qual é o modelo de absorvente que eu mais gosto?” e “em média, quantos ciclos menstruais uma pessoa tem ao longo da vida?”.
E, para reforçar a importância desse movimento e engajar o público na conversa, a marca também desenvolveu um filtro interativo, lançado nas redes sociais, com perguntas sobre o ciclo menstrual e temas conectados. O filtro pode ser usado por duas pessoas para abordarem o tema de forma divertida e informativa.
“Menstruação não diz respeito somente às mulheres, mas sim a todos. Então, conhecendo melhor o assunto, conseguimos normalizá-lo. Muitas vezes, pessoas importantes do nosso círculo familiar ou de amigos não têm informações básicas sobre nossos ciclos; por isso, quisemos trazer os homens para a conversa de uma maneira divertida, promovendo um filtro interativo nas redes sociais”, explica Marisa Cury Cazassa, gerente executiva de marketing da Kimberly-Clark no Brasil.
Grande parte das percepções negativas sobre a menstruação ocorre porque ainda existe um grande desconhecimento e preconceito sobre o assunto. A Plan International realizou uma pesquisa em vários países em 2022, como parte do estudo Bloody Honest, que constatou que 70% dos entrevistados disseram ter visto outro menino ou homem fazer um comentário negativo ou desagradável sobre a menstruação. A estigmatização traz consequências negativas: o mesmo estudo aponta que 35% das mulheres acreditam que a menstruação deve ser mantida em segredo, enquanto 55% associam a palavra “menstruação” a algo sujo.
Desde 2020, a marca desenvolve ativações no período de celebração do Dia da Higiene Menstrual e, em 2022, contou pela primeira vez com homens produzindo conteúdos para a data, no movimento #menstruaçãosemcensura.
SEMANA DA EMANCIPAÇÃO
A marca, que produz diversos conteúdos especializados a respeito de menstruação em sua plataforma “Kira” e em suas redes sociais, une-se à EcoCiclo como patrocinadora oficial do Programa “Embaixadoras da Menstruação” e a “Semana da Emancipação Feminina”, evento on-line gratuito que ocorre até o dia 3 de junho. Com mais de dez horas de conteúdo e sete mesas redondas, a iniciativa conta com especialistas do país para falar sobre como a menstruação pode estar conectada a produtividade, planejamento, inovação, empreendedorismo, direito e muito mais.
As mesas de debates poderão ser assistidas no YouTube, e as inscrições devem ser feitas aqui.