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Eldorado Brasil tem recorde de vendas

Empresa comercializou 406 mil toneladas de celulose, com faturamento de R$ 638,3 milhões e margem Ebitda de 29%

A história da Eldorado Brasil Celulose tem sido marcada pela constante melhoria da sua competitividade. O segundo trimestre de 2014 manteve essa marca de excelência.

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Desde o início das operações, em outubro de 2012, a produção industrial tem superado muitos recordes e o mês de junho de 2014 apresentou resultado mensal de 138 mil toneladas produzidas – volume inédito, em todo o mundo, para uma linha de celulose. A produção do segundo trimestre, de 408 mil toneladas, indica volume anualizado superior a 1,6 milhão de toneladas, valor acima da capacidade nominal inicial da planta e já em linha com a atual capacidade de 1,7 milhão de toneladas de celulose por ano.

De maneira semelhante, a companhia registrou recorde de vendas no trimestre, com volume de 406 mil toneladas de celulose e faturamento bruto de R$ 638,3 milhões. Desse total, 90% foram destinados à exportação para países da Europa (34%), Ásia (42%), América do Norte (13%) e América Latina (1%). “A estratégia comercial da Eldorado, com portfólio diversificado de clientes, tem sido bem sucedida, aumentando os volumes em clientes líderes de mercado e com grande potencial de crescimento”, explica José Carlos Grubisich, presidente da Eldorado Brasil.

No segundo trimestre de 2014, foram gerados 346.437 megawatt/hora (MWh) de energia, dos quais aproximadamente 56% foram utilizados pela Eldorado, 32% pelos parceiros instalados no mesmo Complexo Industrial em Três Lagoas (MS), e 12% vendidos no mercado livre. “Estamos muito satisfeitos com os resultados do trimestre e com o desempenho da companhia desde o início das operações. Com a superação de cada um desses indicadores, a Eldorado se consolida como player relevante do mercado mundial de celulose”, comemora Grubisich.

Os bons resultados também são observados na área florestal. De janeiro a junho, foram plantados mais de 28 milhões de árvores de eucalipto, combinando qualidade e competitividade no plantio. “Contratamos funcionários próprios para a manutenção das máquinas de colheita, com o objetivo de melhoria da competitividade. Também demos início ao programa de seleção genômica, importante para o desenvolvimento de clones de alta-produtividade, que deverão refletir a melhor combinação genética para aproveitar as condições climáticas e de solo da região de Três Lagoas”, revela o presidente.

Os recordes não ficaram restritos às áreas operacionais. Apesar da ligeira queda do preço internacional da celulose, a empresa fechou o trimestre com Ebitda (lucro bruto menos as despesas operacionais, excluindo depreciação e amortizações do período e os juros) recorde de R$ 161 milhões, com margem de 29%, reflexo do aumento do volume de vendas e de custos mais competitivos. O faturamento bruto total foi de R$ 638,3 milhões no período e a receita líquida, de R$ 532,7 milhões.

Nesse trimestre, foi realizada ampla divulgação do código de conduta, que visa orientar a atuação dos colaboradores. O documento reforça o compromisso de transparência e respeito da empresa com todas as partes relacionadas. “Somos uma companhia jovem, com espírito empreendedor e visão de longo prazo. Com todos esses casos de sucesso, e em menos de dois anos de operação, conseguimos ser reconhecidos como uma referência mundial. Isso é uma grande conquista para nós, mas também para o Mato Grosso do Sul e para o Brasil”, afirma Grubisich.

No trimestre, a companhia ainda obteve a licença de implantação para a expansão da linha atual de 1,5 para 1,7 milhão de toneladas e para a nova linha de produção, com capacidade de até 2,3 milhões de toneladas por ano. A obtenção da licença no Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul) reforça a confiança da Eldorado em seu projeto de expansão para atingir 4 milhões de toneladas de celulose nos próximos anos.

Sobre Eldorado Brasil

A Eldorado Brasil é uma empresa brasileira com alcance global, que produz celulose a partir de florestas certificadas de eucalipto – fonte 100% renovável –, com garantia de práticas sustentáveis, competitividade, alta tecnologia, inovação de processos, valorização de pessoas e foco no cliente interno e externo. Instalada em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, tem logística integrada e rede de distribuição estrategicamente localizada nos principais mercados consumidores mundiais.

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