Banner Animado Valfilm Portal Tissue Online

Celulose Notícias

Eldorado Brasil é sede de encontro sobre silvicultura

Evento promovido pelo Ipef reuniu engenheiros florestais de empresas brasileiras e uruguaias em Três Lagoas

Participantes acompanham palestra no primeiro dia de evento (Foto: Divulgação)

Participantes acompanham palestra no primeiro dia de evento (Foto: Divulgação)

Cerca de 130 engenheiros e técnicos florestais estiveram reunidos ontem e hoje na Eldorado Brasil Celulose para encontro promovido pelo IPEF (Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais), dentro do PTSM (Programa Temático em Silvicultura e Manejo), que congrega 26 empresas do Brasil e do Uruguai. “É uma oportunidade de promover integração entre acadêmicos, pesquisadores de instituições e empresas florestais. As discussões de alto nível auxiliam no desenvolvimento sustentável do setor por meio de inovações”, avalia o presidente do IPEF e diretor Florestal da Eldorado Brasil Celulose, Germano Vieira.

Com o tema “Qualidade das Atividades Silviculturais e Silvicultura de Precisão”, o primeiro dia de evento teve o de objetivo apresentar resultados de pesquisas e de desenvolvimento tecnológico relativos às práticas silviculturais, como foco em qualidade, monitoramento e gestão do CQPS (Controle de Qualidade dos Processos de Silvicultura) e serviu como benchmarking entre os executivos presentes. No Dia de Campo, realizado hoje, na fazenda São Mateus (a 60 quilômetros do centro de Três Lagoas), foram feitas demonstrações das modernas práticas utilizadas pela Eldorado no plantio, monitoramento de florestas de eucalipto e controle de pragas. A apresentação terminou com a explanação e o voo do Vant (Veículo Aéreo Não Tripulável), tecnologia utilizada pela empresa de maneira pioneira no monitoramento de florestas.

No PTSM, as empresas trabalham de forma cooperativa e têm acompanhamento técnico dos professores da Esalq – USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo). O programa ainda promove reuniões técnicas para discutir sobre inovações tecnológicas de temas relevantes para a silvicultura, e auxilia na implantação de uma rede experimental entre companhias. Compõem o grupo Eldorado, ArcelorMittal BioFlorestas, Arauco, Bahia Specialty Cellulose, Brasilwood, Cenibra, CESP, CMPC, Duratex, Eucatex, Fibria, Gerdau, International Paper, Klabin, Lwarcel, Montes del Plata, Ramires, Suzano, Veracel e Vallourec.

Sobre Eldorado Brasil
A Eldorado Brasil é uma empresa brasileira com alcance global que produz celulose a partir de florestas certificadas de eucalipto – fonte 100% renovável – com garantia de práticas sustentáveis, aliadas à alta tecnologia, inovação de processos, valorização de pessoas e foco no cliente interno e externo. Instalada em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, tem logística integrada e rede de distribuição estrategicamente localizadas nos principais mercados consumidores.