Egal lança absorventes menstruais em rolo
Os novos absorventes podem ser montados em dispenser de papel higiênico, facilitando o fornecimento dos produtos dentro das cabines privativas do banheiro
A norte-americana Egal anunciou o lançamento de um novo absorvente menstrual em rolo que promete ser tão acessível quanto o papel higiênico. Com um investimento anjo de US$ 1 milhão, a empresa pretende facilitar o fornecimento de produtos gratuitos para menstruação.
Os novos absorventes Egal são fabricados em forma de rolo, com 40 unidades cada, que podem ser montados em dispensers de papel higiênico ou dispensers personalizados da própria marca.
Localizados dentro de cada cabine privativa do banheiro, os absorventes em rolo são disponibilizados de forma estratégica como uma opção mais barata em relação aos produtos em máquinas de venda automática, normalmente presentes em banheiros públicos americanos.
“Entendo a humilhação e a frustração de quando chega a menstruação e você não tem os produtos que precisa. É muito estressante e pode atrapalhar o dia inteiro. Nosso objetivo com os absorventes Egal é estar lá onde for necessário para ajudar a gerenciar a menstruação com confiança, para que as usuárias possam ser produtivas e bem-sucedidas no futuro”, disse Penelope Finnie, CEO da Egal.
PESQUISAS
Um estudo da Free the Tampon Foundation identificou que quase 62% das mulheres entrevistadas fizeram uma visita não planejada à loja porque não tinham produtos menstruais. E 79% já usaram papel higiênico ou alternativas anti-higiênicas quando sofreram com a falta de acesso a absorventes em banheiros públicos.
Outro estudo realizado pela State of the Period, da Thinx and Period, constatou que 25% das adolescentes entrevistadas que menstruam faltaram às aulas porque não tinham acesso a absorventes íntimos.
Além disso, o Banco Mundial estima que 500 milhões de mulheres e meninas em todo o mundo sofrem com a pobreza menstrual ou não têm acesso a produtos menstruais e instalações adequadas necessárias para administrar sua higiene íntima.
ABSORVENTES GRATUITOS EM BANHEIROS PÚBLICOS
Recentemente, houve uma demanda global para exigir produtos menstruais gratuitos em banheiros públicos.
Nos Estados Unidos, mais de 20 estados e o Distrito de Columbia determinaram ou disponibilizaram fundos para que os produtos menstruais sejam gratuitos nas escolas públicas.
Ann Arbor, MI, é a primeira cidade a exigir produtos de período gratuitos em todos os prédios públicos. Já a Califórnia tem uma proposta de lei para exigir produtos gratuitos no local de trabalho e nos prédios do estado.
Em 2022, a Escócia tornou-se o primeiro país do mundo a disponibilizar gratuitamente produtos menstruais para quem precisa. Outros países com legislação voltada ao período menstrual semelhante incluem Austrália, França, Inglaterra, Nova Zelândia e a cidade de Seul, na Coreia do Sul.
“Egal significa igual. Acreditamos que fornecer produtos menstruais no banheiro é uma questão de igualdade de gênero. Afinal, menstruação é apenas outra função corporal. Banheiros públicos fornecem papel higiênico, toalhas, sabonete e lenços de papel. Por que não absorventes?”, reflete Tom Devlin, fundador e diretor de tecnologia da Egal. “As máquinas de venda automática são caras. A cidade de Brookline, em Massachusetts, gastou US$ 40 mil em máquinas de venda automática. Que tal zero?” acrescentou o executivo.
Atualmente, a empresa está conduzindo programas-piloto na Universidade de New Hampshire, na Universidade de Vermont e no Williams College. Além disso, Egal Pads estão sendo instalados em Cambridge Public Schools e na Mother Caroline Academy and Education Center, em Massachusetts, assim como em escolas selecionadas em Rhode Island.
Fora dos Estados Unidos, a companhia também possui instalações em uma escola particular no Reino Unido e em duas escolas em Ruanda, na África.