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E-commerce e tendência de produtos ecológicos devem beneficiar a Klabin

Analista do Bradesco BBI acredita que tendências estruturais devem sustentar a demanda e a lucratividade da companhia

A Klabin, maior fabricante brasileira de papéis para embalagem e de embalagens de papelão ondulado, deve implantar um aumento de preços de celulose na China sem dificuldade, conforme sinalizou a companhia em evento com analistas e investidores, o Klabin Day 2020, na última semana.

O Bradesco BBI, em relatório a clientes sobre o evento, afirmou que: “Para 2021, a dinâmica deve melhorar ainda mais, uma vez que o crescimento da oferta deve ser limitado, enquanto a demanda deve recuperar na margem”. A análise é de Thiago Lofiego, que ressaltou que a empresa vê oportunidades reajustar os preços em outras regiões, como Europa.

Com relação ao segmento de embalagens, o analista acredita que tendências estruturais devem sustentar a demanda e a lucratividade. “As perspectivas são positivas, impulsionadas pelo crescimento do comércio eletrônico, que apresenta melhor rentabilidade relativa, e produtos inovadores para substituição de plásticos”, defendeu.

Segundo a análise, a Klabin prevê alta de preços acima da inflação em um futuro próximo no segmento, em virtude do mercado apertado e também do e-commerce. “A nova plataforma e-Klabin (combinando B2B, marketplace e clientes menores) também poderá impulsionar as vendas”, pontuou.

 

KRAFTLINER

Conforme o analista do Bradesco BBI, a Klabin também está bem posicionada na linha de kraftliner. O tamanho do mercado global de papel cartão, ressalta Thiago, é atualmente de 167 milhões de toneladas, das quais aproximadamente 42 milhões de toneladas são baseadas em fibra virgem.

“Em 2030, a Klabin espera que o mercado totalize 219 milhões de toneladas e cerca de 51 milhões de toneladas de fibra virgem”, comentou, salientando que a visão da companhia é de que as novas adições de capacidade não devem ser prejudiciais, considerando as perspectivas de crescimento da demanda.

“A Ásia é o motor mais relevante (também impactado pelas proibições de resíduos e plásticos da China), mas as perspectivas são saudáveis para outras regiões, como os EUA e o Brasil, o que é favorável para a dinâmica global de preços”, afirmou.

A Klabin também reportou, no evento, que o Projeto Puma II está avançando, e tem 69% das obras das ilhas de processo concluídas até agora. Executivos mencionaram que a empresa conseguiu garantir contratos de volume com clientes, abrangendo 50% da produção da máquina kraftliner de 450 kt.

“A empresa ainda estuda a segunda fase do Puma II, que será em kraftliner ou papelão e, para manter o cronograma de start-up do segundo trimestre de 2023, uma decisão deve ser tomada no primeiro trimestre de 2021”, escreveu o analista. Ele completou dizendo que a Klabin vê a integração com a IP (International Paper) acima das expectativas.

Para Lofiego, a Klabin está claramente bem posicionada para seguir se beneficiando das tendências estruturais do mercado de embalagens, como o crescimento do e-commerce e a mudança nos padrões de consumo para produtos mais sustentáveis.

Por fim, o analista explicou que a expressiva flexibilidade operacional da Klabin no setor de embalagens de papel e a alta exposição aos setores de necessidades básicas devem continuar sustentando os resultados da empresa em 2021, enquanto o ciclo da celulose está em um ponto de inflexão. “Mantemos nossa classificação de ‘outperform’ na Klabin”, concluiu.

Fonte
Reuters E-commerce Brasil
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