CeluloseNotícias

Dia Mundial do Meio Ambiente: como o setor de papel e celulose otimiza o uso de recursos naturais

Por meio de práticas de bom manejo florestal, uso consciente de matérias-primas e redução de emissões de carbono, empresas do setor são referência em sustentabilidade

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho e tem por objetivo mobilizar toda a sociedade para uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais existentes no planeta.

A data aponta para a importância das ações sustentáveis no dia a dia das pessoas, mas também destaca a necessidade das atividades econômicas, como a indústria, minimizarem seu impacto ambiental. Isso se aplica ao segmento de papel e celulose, que utiliza recursos naturais em seus processos e vem incorporando práticas ambientalmente corretas nas operações, para ajudar a reduzir os efeitos das mudanças climáticas e garantir qualidade de vida para as próximas gerações.

Uma medida muito importante para ajudar a otimizar e conservar os recursos naturais é o reflorestamento, também conhecido como plantio de florestas na indústria de papel e celulose. Essas florestas plantadas para fins comerciais normalmente são áreas particulares das empresas e, para cada árvore retirada para produção de celulose, outra é plantada, evitando, assim, o desmatamento de áreas nativas.

O plantio é realizado principalmente com eucalipto (fibra curta), usado para fabricação de papel tissue, ou pinus (fibra longa), usado na produção de embalagens. Essas árvores não necessitam de solo rico em nutrientes, e além de oferecer benefícios econômicos, reduzem a intensidade de erosão e melhoram a vazão de mananciais hídricos das regiões que em que estão presentes.

O bom manejo florestal, que assegura o cuidado com as árvores – a principal matéria-prima do setor –, é fundamental para evitar o desmatamento, conservar e restaurar milhares de áreas florestais, contribuindo para ecossistemas saudáveis. A prática ainda protege o solo e os rios, melhora o potencial de produção das florestas e colabora com a preservação da biodiversidade por meio dos corredores ecológicos, que favorecem a circulação de centenas de espécies de animais silvestres.

Os plantios e áreas de conservação são um valioso ativo promovido pelas fabricantes, pois capturam e mantêm estocados milhões de toneladas de CO2 da atmosfera, ajudando a diminuir os efeitos das mudanças climáticas e a conservar a água e o processo de polinização. Além disso, uma logística florestal eficiente garante custo menor de manutenção e um baixo consumo de combustível, reduzindo a emissão de CO2 na atmosfera.

Quando os critérios relacionados à manutenção e proteção das florestas são seguidos, e os recursos usados provêm de fontes legais e sustentáveis, as fabricantes recebem certificações de gestão ambiental, que comprovam seu engajamento com a causa do meio ambiente e a diminuição do impacto de suas atividades.

Cabe salientar que, além dos papéis produzidos com celulose, há aqueles feitos a partir de aparas de papel. Trata-se um processo extremamente sustentável e benéfico para a sociedade e a natureza, que ocorre por meio do recolhimento desses materiais por catadores de cooperativas de coleta seletiva ou pela busca em empresas parceiras que queiram descartar suas sobras, o que ajuda a preservar os recursos florestais.

Estar verdadeiramente engajadas no compromisso de preservar o meio ambiente para as gerações atuais e futuras deve ser uma missão para as empresas de papel e celulose. Cada vez mais, elas devem incentivar a gestão responsável para proteger as florestas globais e garantir o fornecimento sustentável de matérias-primas e insumos, adequando-o às necessidades de seus negócios.

A produção de papel pode ser um processo ecologicamente correto em todas as etapas – no campo, na indústria e na seleção dos melhores parceiros – contribuindo de forma positiva para o meio ambiente. Assim, é possível criar produtos de alta qualidade, preservando e otimizando o uso de recursos naturais finitos e indispensáveis à vida humana.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo