fbpx


Banner Incape Portal Tissue Online


Banner Animado Valfilm Portal Tissue Online

Notícias Tissue no Brasil

Dia de Proteção às Florestas: empresas devem se engajar no compromisso ambiental

destacada floresta

Processos de produção e conversão devem levar em conta fatores socioambientais, de forma que sejam sustentáveis, conservem os recursos naturais e não agridam os ecossistemas

17 de julho é o Dia de Proteção às Florestas. A data objetiva conscientizar a população sobre a importância da preservação das florestas, que abrigam inúmeras espécies de animais e plantas, sendo de suma importância para a qualidade da vida humana e essenciais na promoção do equilíbrio ambiental.

Também nesta semana, no dia 12, foi celebrado o Dia do Engenheiro Florestal, profissional responsável por analisar os ecossistemas florestais e planejar estratégias para que seu uso seja feito de maneira sustentável.

Dia da Proteção das Florestas: empresas devem se engajar no compromisso ambiental

No mercado de papel tissue, essas datas são de extrema relevância, para assegurar que os processos de produção e conversão levem em conta fatores socioambientais, de forma que sejam sustentáveis, conservem os recursos naturais e não agridam os ecossistemas.

A produção de papel pode ser altamente sustentável em todas as etapas. Para isso, as empresas devem se conscientizar e adotar políticas rígidas, como optar por usar produtos feitos com matérias-primas reflorestadas, normalmente identificadas com um selo ou certificado.

Isso porque os selos florestais significam que a empresa está comprometida em diminuir o impacto ambiental de suas atividades e utilizar insumos, como madeiras, certificadas, isto é, plantadas exclusivamente para fins de produção, seguindo todas as práticas ecológicas.

Outro processo altamente sustentável é a produção de papéis a partir de aparas, que ocorre por meio do recolhimento desses materiais por catadores de cooperativas de coleta seletiva ou a busca em empresas parceiras que queiram descartar suas sobras, o que ajuda a preservar os recursos florestais.

Também é fundamental aplicar práticas de gestão responsável de florestas, além de trabalhar em parceria com organizações de conservação para apoiar ecossistemas florestais saudáveis, preservar e restaurar áreas ecologicamente importantes, como a brasileira Amazônia, a maior floresta tropical do mundo.

Estar verdadeiramente engajado no compromisso de preservar as florestas para as gerações atuais e futuras inclui recusar, por exemplo, o uso de fibras ilegalmente obtidas ou de florestas em que as práticas de gestão ameaçam valores de conservação. Isso ajuda a evitar que produtos feitos com material obtido de forma ilegal entrem no mercado e a proteger a competitividade de árvores colhidas legalmente.

Logo, conclui-se que incentivar a gestão responsável é um dos principais elementos para proteger as florestas globais e garantir o fornecimento sustentável de matérias-primas, adequando-o às necessidades dos negócios. Fabricar papéis de forma consciente e ecologicamente correta está diretamente relacionado à missão de garantir a saúde dos ecossistemas florestais. Desse modo, é possível criar produtos de alta qualidade, otimizando o uso de recursos naturais.

Isso também pode ser interessante 👇🏻
• Solenis conclui aquisição da Poliquímicos
• Grupo BO PAPER: referência na fabricação de papéis e fibras de alto rendimento
• Grupo CMPC doa milhares de máscaras cirúrgicas para o RS