COPAPA figura entre as melhores empresas do ano na categoria papel e celulose
A companhia ficou com o oitavo lugar no ranking realizado pelo Revista Exame
A COPAPA, importante fabricante brasileira de papéis tissue, foi reconhecida, na última semana, como uma das melhores empresas do ano na categoria papel e celulose, de acordo com a 49ª edição do Prêmio Melhores e Maiores, realizado pela Revista Exame. A companhia ficou com o oitavo lugar no ranking.
Considerada uma das mais tradicionais e prestigiadas premiações na área de economia e negócios, a publicação mapeia as melhores e maiores empresas do país, funcionando como um termômetro sobre o capitalismo brasileiro.
Na edição deste ano, a Exame contou com a parceria do Ibmec, responsável pela metodologia da premiação. Assim como no ano passado, o prêmio levou em conta não só indicadores financeiros e contábeis, mas também o crescimento das empresas em 2020 e 2021 e boas práticas sociais, ambientais e de governança (ESG).
No caso da COPAPA, a companhia vem registrando expressivos avanços nos últimos anos, tendo visto seu faturamento crescer de R$ 100 milhões em 2008 para R$ 400 milhões em 2021, com projeção de chegar próximo a meio bilhão de reais em 2022.
Algumas iniciativas foram cruciais para que a fabricante fluminense de tissue atingisse esses números, com destaque para a profissionalização da gestão e projetos inovadores. Em 2008, a contratação do atual CEO, Fernando Pinheiro, com uma grande experiência de mercado, reestruturou os pilares estratégicos da empresa, que passaram a ser: transparência, atratividade e perpetuidade.
Dessa ação, em 2009, começou a ser desenhado o Programa COPAPA 60+, que reúne todos os programas e projetos focados em soluções sustentáveis, cujo marco ocorreu em 2020, com o lançamento do Carinho Eco Green, o primeiro papel higiênico com todo ciclo sustentável no Brasil e o primeiro a receber o rótulo ABNT Ambiental (PE-428), que certifica a sustentabilidade dos produtos em todas as suas fases: da extração de recursos à fabricação, distribuição e descarte.
O produto é uma inovação no mercado brasileiro de tissue e, em menos de um ano, rendeu dois importantes títulos para a COPAPA: o Prêmio Firjan Ambiental e o Prêmio Tissue Online.
“Passamos por diversas mudanças estruturais, de governança e de posicionamento na empresa e na marca, repensando e agindo para trazer melhorias significativas a todas as partes interessadas e, principalmente a todo o bioma por nós impactado com nossas atividades”, conta o CEO Fernando Pinheiro.
“O programa COPAPA 60+ é um posicionamento de negócio, que toda e qualquer empresa pode trilhar um caminho de renovação, sem perder seu foco, tornando-se elemento de transformação social, econômica e ambiental”, conclui o executivo, salientando que a companhia pretende seguir focada no aperfeiçoamento de gestão profissional, inovações e implementação de práticas ESG.