DisamtexNotíciasTissue no Brasil

Controle microbiológico no processo produtivo

A linha DISA®BAC, desenvolvida pela Disamtex, é voltada para o controle de microrganismos na produção de papel

O controle de microrganismos é parte extremamente importante no processo de produção de papel. É um processo que contém diversas fontes de alimento para os microrganismos: água, fibra, madeiras e outros materiais orgânicos.

Os tipos de microrganismos encontrados no processo de produção de papel podem variar entre bactérias aeróbicas e anaeróbicas, fungos, mofos e leveduras. Podem se proliferar na água, massa, nos equipamentos – por conta de sujeiras que podem se acumular – no chão, em embalagens não higienizadas, e assim por diante.

Os microrganismos, quando não controlados, podem gerar diversas perdas ou quebras no processo, como, por exemplo, por meio da corrosão – na qual o microrganismo produz a condição para a corrosão ocorrer. A incidência do mau cheiro no papel também é uma consequência muito evidente e de impacto extremamente negativo no papel que vai para o cliente.

Diversas condições de produção têm favorecido a multiplicação das colônias de microrganismos. A mudança no PH do processo, de ácido para alcalino, bem como o fechamento do circuito, reciclando a água utilizada, e a introdução de fontes de alimento, como o amido, têm facilitado a multiplicação dos microrganismos.

Ciente de tudo isso, a Disamtex possui uma linha de bactericidas – DISA®BAC – voltada para o controle de microrganismos na produção de papel. A identificação do bactericida ideal é realizada por meio de análise em placa Petri, verificando-se os melhores resultados alcançados em laboratório, para então indicar produto e dosagem para teste.

O acompanhamento periódico assegura ao cliente a manutenção do resultado alcançado, proporcionando mais tranquilidade na aplicação do sistema e com custo competitivo. A Disamtex também dispõe, por meio de parceiros, as análises laboratoriais requeridas por muitos clientes, com laudos que atestam os resultados vistos nas análises em campo.

Para saber mais a respeito das soluções apresentadas, entre em contato pelo e-mail: disamtex@disamtex.com.br ou pelo telefone +55 (47) 3336-3700.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo