fbpx
NotíciasTissue no BrasilTwins Software

Controle de processos x eficiência operacional

Por Marcos Stiborski, CEO da Twins Software

Manter controles efetivos do processo operacional é garantia de ganhos de produtividade, gestão dos indicadores, monitoramento de variáveis de controle e linearidade na produção, que vão além dos registros em formulários para consultas, mas um recurso que permitirá recorrência e repetibilidade do processo, gerando uniformidade e qualidade assegurada.

Que precisamos controlar, isso ninguém duvida ou questiona, mas podemos, sim, questionar a qualidade desse monitoramento, bem como a sua aplicabilidade no processo como um todo.

Ter formulários para geração de KPI’s (Key Performance Indicators) ou simplesmente para monitoramento off-line do processo dá a segurança de que estamos de olho no que ocorre durante uma corrida de produção ou de um lote, mas quando jogamos isso no tempo ou mesmo quando precisamos recorrer a consultas históricas, a morosidade e a relevância são fatores determinantes, ainda mais quando isso está sendo feito para atender a uma demanda de qualidade, ou reclamação de cliente.

Outro ponto importante a destacar é a frequência com que capturamos essas variáveis, quer sejam elas de monitoramento ou mesmo de controle, pois podemos ter um time que não atenda alguma premissa estatística, podendo afetar o resultado operacional pelo fato de não gerar dados suficientes ou mesmo relevantes para tal fim.

Os equipamentos, mesmo os mais antigos, são dotados de automação capazes de fornecer dados importantes para a tomada de decisão ou acompanhamento on-line do processo, mesmo a distância. Equipamentos mais modernos trazem um roll de variáveis de controle e monitoramento que permite um fino trato do processo, sem a necessidade de anotações em formulários ou planilhas de Excel.

O IIoT (Industrial Internet of Things) veio para ampliar o horizonte de monitoramento e controle, bem como possibilitar alertas inteligentes de forma a manter o processo dentro do previsto para garantir produtos uniformes, qualidade linear e produtividade previsível.

Ter uma solução que permita essa funcionalidade com entrega on-line de indicadores e alertas otimizará a gestão, mudando o seu perfil e, dentre outros benefícios, agregará governança e produtividade simultaneamente.

Sendo assim, mapear o processo produtivo para buscar eficiência operacional certamente passará por conectar a linha de produção à sua rede corporativa, abrindo caminho para a Indústria 4.0, e ir além da captura de dados, mas sim, indo de encontro as estratégias operacionais mais eficazes.

Controle de processos x eficiência operacional

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Baixe nosso e-book!

Conheça OS PRINCIPAIS fabricantes de papel tissue do Brasil e suas capacidades produtivas.

Este levantamento apresenta os principais fabricantes de papel tissue no Brasil em ranking definido por capacidade produtiva instalada.