O polímero natural mais abundante e renovável da Terra é a celulose. Materiais à base de celulose têm sido usados por humanos durante toda a sua existência. Atualmente, a celulose pode ser convertida em um biomaterial verdadeiramente sustentável: a celulose microfibrilada (MFC).
A FiberLean Technologies estabeleceu um processo eficiente em termos de energia e custo-benefício para produzir celulose microfibrilada (MFC) com base no coprocessamento da polpa celulósica. Isso é obtido usando equipamento de moagem industrial escalonável e robusto, sem a necessidade de aditivos químicos ou enzimáticos.
Uma ampla seleção de matérias-primas pode ser utilizada no processo, incluindo aquelas obtidas a partir de materiais reciclados à base de fibras, como embalagens de papelão ondulado (OCC) e resíduos de escritório, por exemplo. A compatibilidade do processo com materiais reciclados é particularmente adequada para sistemas de economia circular. Esses materiais são comercializados sob o nome comercial FiberLean® MFC e existem fábricas em operação na Europa, América do Norte e Ásia.
Quando vista no nível microscópico, a MFC exibe uma estrutura de rede semelhante a uma teia de fibrilas, que pode ser utilizada em uma ampla gama de aplicações para melhorar propriedades estruturais e mecânicas, modificar e controlar propriedades reológicas, fornecer ou aprimorar propriedades de barreira e reforçar bioplásticos. Os setores relevantes incluem: embalagem e papel, construção, tintas, revestimentos para alimentos, bioplásticos, não tecidos, armazenamento de energia, formáveis 3D, cosméticos e muito mais. Muitas dessas aplicações se beneficiam do uso da MFC como uma alternativa biodegradável e ecológica aos produtos químicos e materiais à base de petróleo ou ambientalmente persistentes.
Saiba mais sobre a Fiber Lean e suas soluções no site: https://fiberlean.com/.