NotíciasTissue no Brasil

Concorrente francesa desenha proposta para comprar o Carrefour

A combinação dos negócios levaria a família Mulliez, fundadora da Auchan, a criar a maior rede de supermercados na França

De acordo com a Bloomberg, a rede de supermercados Auchan estaria desenhando uma nova proposta de aquisição do rival Carrefour, na França. A agência afirma que a companhia vem tendo conversas com fundos de private equity, como a CVC Capital Partners, a respeito de uma possível parceria para fazer uma oferta conjunta.

Ainda segundo a Bloomberg, uma combinação dos negócios com o Carrefour levaria a família Mulliez, fundadora da Auchan, a criar a maior rede de supermercados na França e fortalecer sua posição diante de desafios propostos pelos rivais alemães de baixo custo.

No entanto, qualquer negócio dependeria do apoio dos acionistas-âncora do Carrefour, a família Moulin, e do empresário do varejo brasileiro Abilio Diniz.

Se o fato for confirmado, esta seria a entrada da família controladora da Auchan no varejo alimentar brasileiro, conforme destaca Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

Por meio de outras marcas varejistas, como a Decathlon e a Leroy Merlin, os Mulliez já têm presença no Brasil. Porém, o movimento no segmento alimentar tem relevância, já que a operação brasileira é considerada uma fortaleza no Grupo Carrefour, principalmente por ter na carteira a rede de atacarejos Atacadão, que entrega à matriz números robustos de crescimento.

Considerada bem-sucedida, a gestão da Auchan é caracterizada pela presença dos donos do negócio. Já no Carrefour, a condução ocorre de forma mais pulverizada.

Apesar de ainda não se saber maiores detalhes, na visão de Terra, a suposta combinação de negócios poderia gerar sinergias e dar escala importante à Auchan na França. No Brasil, o movimento dos acionistas pode estar relacionado à perspectiva de um novo investidor qualificado no negócio com planos de crescimento para a empresa.

Fonte
Estadão
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo