Notícias

Comportamento de compra passa por mudanças, aponta Kantar

Outro levantamento, realizado pela Nielsen, mostra o avanço desses formatos de loja

O comportamento de compra do público nos hipermercados e nas lojas do formato cash & carry, o popular atacarejo, passou por mudanças, aponta a edição mais recente da pesquisa Consumer Insights da Kantar.

atakarejo

Nos hipermercados, foi identificada uma reformulação para atender a necessidades mais específicas do consumidor. O formato passou a ganhar relevância em missões de reposição, com tíquete médio menor e menos itens no carrinho de compras, de acordo com o estudo.

Já no atacarejo, a transformação está relacionada ao atendimento, não apenas das compras de estocagem, tradicionais nessas lojas. Nesse segmento, também crescem as compras de reposição, o que pode ser visto como um movimento de fidelização dos consumidores que utilizam esse canal.

AVANÇO DOS FORMATOS

Outro levantamento, realizado pela Nielsen, mostra o avanço desses formatos de loja do início do ano até 24 de maio, em comparação com o mesmo período de 2019. O atacarejo obteve o maior avanço entre todos os canais analisados, crescendo 18,4%, enquanto os hipermercados elevaram suas vendas em 8,5%, sendo que a média de todo o autosserviço apontou alta de 9,1%.

[btnsx id=”46208″] • Talk Tissue com Sergio Canela, gerente de vendas da Klabin para as Américas
• Conheça os diferenciais das soluções Systembelt
• Valmet participa do Prêmio Destaques do Setor da ABTCP

Considerando as cestas de produtos, o principal avanço do atacarejo, de 68,3%, se deu na comercialização de eletrônicos e portáteis. Mas o cash & carry elevou vendas em todos os principais departamentos, sendo que o segmento de higiene teve um aumento de 23,6% e o de limpeza, 18%.

Já nos hipermercados, o segmento de higiene teve uma queda nas vendas de 0,9% do início do ano até a penúltima semana de maio, enquanto o de limpeza subiu 9%.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo