Como proteger suas áreas de conversão, contra incêndios
Soluções de última geração para a prevenção contra incêndios em processos de conversão de Tissue

O processo de conversão geralmente gera muito pó, que pode facilmente inflamar-se a partir de faíscas geradas pela fricção dos próprios rolamentos, ou pela fricção dos resíduos de papel ao redor do eixo do cilindro. E se a máquina for coberta, como no caso do gofrador, ainda mais pó se acumula no interior e o risco de incêndio aumenta. Os sistemas de extinção tradicionais, como “sprinklers”, não serão capazes de alcançar essas áreas de alto risco. Firefly, com Tissue Solutions®, oferece uma gama de soluções completas de prevenção e proteção contra incêndios, especialmente projetadas tanto para a máquina de tissue quanto para o processo completo de conversão.
A Firefly lançou o primeiro sistema de supressão rápida certificado por terceiros do mundo. É um sistema completo projetado para a detecção e supressão extremamente rápida de chamas ou incêndios em máquinas críticas e em áreas de alto risco. O sistema visa identificar e extinguir o incidente em segundos, normalmente menos de 10 segundos, resultando em um tempo mínimo de parada de produção e em danos significativamente reduzidos às máquinas. Atualmente, a Firefly protege mais de 200 sítios nos cinco continentes onde o papel tissue é fabricado e convertido.
Desbobinador (Unwinder)
A área de desenrolamento é considerada de alto risco, e isto se deve a:
- Gera muito pó seco que pode se acumular em rolamentos, eixos e estruturas;
- Um rolo pode conter uma fonte de ignição ou partículas perigosas no interior, as quais, quando o rolo é desenrolado, entram em contato com o oxigênio, e podem causar um incêndio no processo;
- Os restos do rolo podem acabar ao redor dos eixos, que em combinação com o calor gerado pela fricção dos mesmos, acendem e provocam incêndios.
A solução de proteção Firefly detecta facilmente as chamas e extingue efetivamente o fogo. Com um detector de chamas FD-UVIR em cada lado da máquina e bicos de névoa de água. As gotas atomizadas são atraídas para a base do incêndio e são imediatamente convertidas em vapor, expandindo seu volume 1.700 vezes, e deslocando assim o oxigênio necessário para a combustão (sem causar danos aos operadores).
Este método de supressão não invasivo gera um efeito de resfriamento suave, utilizando quantidades muito pequenas de água, evitando ou reduzindo significativamente os danos às máquinas e impedindo que o fogo aumente e se espalhe para outras áreas. Ele difere dos métodos convencionais de extinção porque estes últimos requerem grandes chamas que geram uma grande quantidade de calor para reagir, e uma grande quantidade de água é necessária para extinguir o fogo.
Gofradoras e Embobinadoras
As gofradoras e embobinadoras, devido a sua função, geram quantidades consideráveis de pó seco que se acumula ao seu redor e no chão da máquina. O calor que eles tendem a gerar por fricção pode inflamar esta poeira acumulada e causar um incêndio.
A solução de proteção Firefly, com dois a cinco detectores de chama FD-UVIR dentro do gofrador e bobinador, e bicos de névoa de água, detecta e extingue efetivamente as chamas em segundos.
Cortadoras (Log Saw, Band Saw) e empacotamento de guardanapos
Os incêndios nestes recintos ou áreas são comuns e caros, infelizmente. A fricção, e/ou partículas perigosas, incluindo faíscas geradas durante o processo de afiação da lâmina, podem incendiar o pó acumulado dentro da cortadora ou na área de empacotamento dos guardanapos.
A proteção do sistema Firefly para esta área consiste na detecção extremamente rápida e automática das chamas em combinação com a supressão da névoa de água. A névoa de água, em comparação com soluções alternativas de supressão como CO2 ou pó, é um método de supressão não invasivo. Quando convertida em vapor, a névoa de água absorve mais calor do que qualquer outro agente extintor.
Filtros
Fontes de ignição, tais como faíscas e partículas superaquecidas geradas no processo de conversão, podem causar incêndios e explosões de pó em sistemas de extração de pó. Portanto, é vital proteger também esta parte do processo.
Os sistemas de proteção Firefly para filtros de extração de pó consistem em detectores de faíscas e partículas com temperatura acima de 400°C (750°F), que é a temperatura de ignição do pó de celulose de acordo com a NFPA (National Fire Protection Association). A esta temperatura as partículas são escuras, não emitem luz, e o sistema Firefly tem os únicos detectores no mundo aprovados pela FM Global para detectar partículas superaquecidas a partir de 250°C e 400°C, graças a sua tecnologia True IR.
Normalmente, uma zona de extinção com spray de água é instalada alguns metros após o detector para evitar que estas partículas perigosas entrem no filtro.
Para mais informações, por favor, visite o site da Firefly.
Para mais informações sobre os testes e certificação de cada produto, acesse a página Approvals no site da Firefly.