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Como a Kimberly-Clark traz sua estratégia ao Mundo Digital

(…) Apesar do crescente investimento em marketing digital, as empresas ainda estão agarrados a métodos e modelos mais adequados para a propaganda na TV, por exemplo. (…) 

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Um dos maiores problemas enfrentados pelas companhias hoje, está ficando para trás. A migração para plataformas digitais. Torna-se um jogo de marketing muito diferente, em que o consumidor é rei. No entanto, a transição para uma forma diferente de funcionamento tem sido difícil para a maioria das empresas.

Apesar do crescente investimento em marketing digital, as empresas ainda estão agarrados a métodos e modelos mais adequados para a propaganda na TV, por exemplo.

“Nós não pensamos em termos de marketing digital”, diz Clive Sirkin, o diretor de marketing da Kimberly-Clark. “Pensamos em termos de marketing em um mundo digital.”

A maioria das empresas e agências continuam a olhar para uma ideia para TV, e em seguida, um outro grupo executa o digital. Na Kimberly, eles estão à procura de uma ideia que resolve um problema de negócio, independentemente da plataforma.

Questionado sobre como o papel dos profissionais de marketing está mudando, Sirkin acredita que melhor a melhor gerência em um mundo digital seriam dos próprios tecnólogos de marketing, pessoas com DNA para tecnologia. Kimberly já emprega alguns deles, que se integram com os grupos de marketing. Os fundamentos do marketing são sempre os mesmos, ele aponta, mas é uma questão de como se ativa os fundamentos; e, atualmente, há uma necessidade de se casar ideias com a compreensão da tecnologia para um marketing bem sucedido.

Enquanto a Kimberly-Clark está passando por uma rápida transformação, em termos de seu conjunto de habilidades, muitas agências, especialmente grandes agências, estão ficando para trás. “A economia da estrutura, é positiva para mim”, diz Sirkin.

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Kimberly-Clark acredita que a criação de conteúdo deve ser nativo para o canal digital que atinge o público. O que poderia ser um problema. A economia do marketing em um mundo digital, se todo o conteúdo tem que ser nativo, pode ser proibitivo. Sirkin concorda que é um desafio. “A única coisa mais importante que eu tenho que resolver, e que provavelmente um monte de outras pessoas não tenham resolvido, é como você dimensionar o conteúdo de uma maneira econômica.”

O desafio de fazer a transição do modelo de marketing de uma empresa em uma época de grande proliferação de conteúdo é triplo: melhorar o tempo de ciclo, por causa das exigências sobre o processo de aprovação; manutenção da qualidade em todas as várias formas de conteúdo; e gestão de marcas.

A razão pela qual as empresas são tão lentas para se adaptar à era digital é que o investimento é tão grande que é difícil de organizar essas reformas. Mesmo quando eles vêem que o mundo ao seu redor está mudando, as organizações estão investidos em outro setor. Sirkin credita o apoio que está recebendo de sua gestão e do conselho é crucial para que ele seja capaz de efetuar a transformação de marketing da KC.

www.forbes.com