ABBNotíciasTissue no Brasil

Como a solução de automação da ABB pode te ajudar a entrar na era da Indústria 4.0

A Internet das Coisas é uma tecnologia essencial no setor de papel e celulose, que possui um processo crítico e contínuo que não permite interrupções

A indústria está vivendo a sua quarta revolução, que visa à integração dos processos e o acesso os dados em tempo real de forma segura. A Internet das Coisas é uma tecnologia que ganha espaço no nosso cotidiano nos mais diversos eletrodomésticos, gerando comodidade nas operações do dia a dia. A indústria traz para si a facilidade e a acessibilidade dessas tecnologias usadas nas casas de milhões de pessoas, enriquecendo-a com robustez e segurança, que são indispensáveis para a operação em qualquer segmento, em especial, no setor de papel e celulose, que possui um processo crítico e contínuo que não permite interrupções.

Os dois principais protocolos usados na conexão de dados na nuvem dos controladores das máquinas e processos, como os CLP (Controlador Lógico Programável), são o MQTT e o OPC-UA, protocolos que visam à conectividade de forma simples independentemente da tecnologia de hardware/software utilizada para troca de dados:

O MQTT (Message Queuing Telemetry Transport) é um protocolo de mensagens leves desenvolvido inicialmente pela IBM para conexão de sensores de poços de petróleo a satélites. Com a abertura dessa tecnologia para outras aplicações, torna-se o protocolo ideal para ambientes onde a conexão à internet é de baixa qualidade/velocidade. Há três modos de comunicação possível, todos baseados no método Servidor e cliente, com a necessidade de certificado de segurança que evita que a mensagem seja interceptada indevidamente.

O OPC-UA (Open Platform Communications Unified Architecture) é a evolução do OPC-DA que, até então, tinha que obrigatoriamente funcionar em sistemas operacional Windows e com atuação de Servidor e Cliente, não podendo operar ao mesmo tempo. O OPC-UA pode ser implementado em qualquer sistema operacional; a operação Servidor e Cliente pode ser acumulada no mesmo hardware, facilitando a conexão dos itens de automação as estruturas de TI.

As soluções de PLC da ABB contam com esses dois recursos incorporados em suas CPU’s e outros protocolos e recursos cada vez mais usados na revolução da Indústria 4.0, como HTTPS, FTPS, SNMP e SNTP.

Saiba mais sobre as tecnologias da ABB para Indústria 4.0 no site: www.abb.com/plc.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo