CeluloseNotícias

Com aplicações de Internet Industrial, Valmet participa da Parada Geral da Suzano

Aplicações de suporte remoto beneficiaram soluções e foram utilizadas para manter a qualidade dos serviços

Durante o mês de outubro de 2020, mais de 50 colaboradores da Valmet, principal desenvolvedora de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia, estiveram envolvidos na Parada Geral na planta da Suzano – Unidade Imperatriz (MA). A Valmet ofereceu serviços de assistência técnica em campo com suporte remoto por meio do uso das soluções de Internet Industrial, como do aplicativo PointR, o Valmet Performance Center (VPC), Óculos de Realidade Aumentada e drones.

O gerente de assistência técnica da Valmet na América do Sul, Fausto Pires, afirma que a Parada Geral da Suzano Imperatriz possibilitou apresentar o Valmet Way to Serve. “Estamos preparados para atender de forma remota com a mesma qualidade de sempre, e com uma abrangência ainda maior, pois podemos nos conectar com os especialistas dos nossos centros de tecnologia espalhados pelo mundo”, ressalta.

As ferramentas aplicadas na Parada Geral da Suzano, que é a maior produtora global de celulose de eucalipto, mostram o avanço digital na indústria. O gerente executivo industrial da Suzano no Maranhão, José Ventura, salienta que os recursos remotos já fazem parte do dia a dia da companhia. “A pandemia do novo coronavírus acelerou a digitalização de diversos meios e, daqui em diante, teremos esses serviços cada vez mais presentes. Todas as soluções que a Valmet trouxe para a Parada Geral somaram aos nossos conhecimentos e apresentaram excelentes resultados”, afirma.

Entre o escopo de serviços, estavam importantes áreas da fábrica, como a caldeira de recuperação, onde foi realizada a extração de smelt, lavagem do equipamento e supervisão dos serviços de manutenção; inspeção mecânica e auditoria de processo na evaporação; inspeção interna do digestor ImpBin e supervisão do sistema de cozimento; inspeção das prensas na linha de fibras; supervisão e execução de serviço de troca de rolos e troca do lábio da caixa de entrada da máquina de secagem; e serviço de manutenção de rolos.

 

SEGURANÇA DOS COLABORADORES

Ventura comenta que durante a parada geral da unidade Imperatriz, a Suzano fortaleceu diversas ações para zelar pela segurança e saúde de todos os envolvidos nessa operação. “Os colaboradores que não necessitavam estar presencialmente na unidade para executar as atividades de manutenção foram orientados a trabalhar em formato home office. Antes de dar início às atividades da Parada Geral, foi transmitida uma live de alinhamento e conscientização com os colaboradores. As áreas operacionais receberam reforços de sinalização para que os colaboradores respeitassem o distanciamento social, foram instalados pontos de higienização das mãos, houve escala de revezamento para almoço, entre outras iniciativas que foram acompanhadas frequentemente pelos gestores das áreas”, finaliza.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo