fbpx


Banner Animado Valfilm Portal Tissue Online


Banner Incape Portal Tissue Online

Notícias Tissue na América Latina

CMPC apresenta lista de testemunhas para o caso do cartel de tissue no Chile

Sete testemunhas tornaram-se públicas na lista da CMPC Tissue entregue ontem pelo Tribunal de Defesa da Livre Concorrência (TDLC), a respeito do caso de cartel no mercado de papel higiênico.

cmpc tissue

Se tratam de:

  • Jorge Morel Bulicic , o ex-gerente geral da CMPC Tissue.
  • Cristián Rubio Adriasola , atual CEO da CMPC Tissue.
  • Felipe Alamos Swinburn , ex-gerente comercial da CMPC Tissue.
  • Eduardo Srrano Spoerer , o ex-gerente geral da CMPC Tissue.
  • Claudio Palacios Traverso , gerente de vendas da CMPC Tissue.
  • Fernando Riquelme Nejasmic.
  • Rodrigo Cood Schoepke.

A lista é adicionada às folhas do processo que já tinham sido entregues ao TDLC, ao Procurador Econômico Nacional (FNE) e à SCA Chile (ex Pisa).

Entenda o caso:

Duas empresas que operam no Chile, a CMPC e SCA, formaram um cartel para a fixação de preços do papel higiênico, lenços e guardanapos de papel no mercado. Lucraram mais de 360 milhões de euros durante 11 anos.

Os crimes começaram a ser investigados em dezembro de 2014. A CMPC, pertencente ao Grupo Matte — um dos maiores conglomerados empresariais chilenos e uma das maiores e mais antigas empresas a ter negócios em vários países do mundo como Argentina, Brasil, Colômbia, México, Perú e Uruguai — não vai pagar nenhuma multa, por ter invocado o sistema de “clemência”, ativado quando a empresa acusada se autodenuncia, em troca de uma redução ou isenção de multa. A CMPC foi primeira a denunciar o conluio em março de 2015 e não ficou obrigada ao pagamento de multa.

Por sua vez a SCA, que durante o cartel operou com o nome antigo PISA e foi representada por Gabriel Ruiz Tagle, ministro durante o governo de Sebastián Piñera, até 2012, foi multada em 15,5 milhões dólares (mais de 13 milhões de euros). A lei chilena previa uma pena de prisão para este crime até 2003, ano em que essa pena foi revogada e substituída por multas.

t13.cl