Circuito de águas fechado e com reutilização para o processo é realidade com a Contech
A companhia está comprometida com seu propósito de tornar o setor de celulose e papel a indústria sustentável do futuro
![](https://tissueonline.com.br/novo/wp-content/uploads/2022/05/Circuito-de-aguas-fechado-e-com-reutilizacao-para-o-processo-e-realidade-com-a-Contech.jpg)
Comprometida com seu propósito de tornar o setor de celulose e papel a indústria sustentável do futuro por meio de suas soluções, a Contech traz para o mercado um mix de inovações tecnológicas que, quando combinadas, proporcionam o aumento da produtividade da máquina e qualidade final da folha, além da diminuição dos custos operacionais e remediação de questões ambientais.
Com a iminência da escassez da água e consequente elevação dos custos de captação e descarte, a possibilidade de reúso de águas residuárias propicia não somente o enquadramento ambiental, como a maior eficiência da indústria.
Ao fechar cada vez mais o circuito de águas, acarreta-se o agravamento dos problemas de depósitos pelo acúmulo dos contaminantes de processo, tais como “pitch” e “stickies”, oriundos das resinas naturais da madeira e da fibra reciclada, respectivamente. Sendo assim, para manter os níveis de produtividade e qualidade do papel, acaba-se aumentando a dosagem dos aditivos químicos, elevando-se ainda mais os conteúdos de sólidos orgânicos e inorgânicos.
Para sanar o problema, a Contech desenvolveu uma tecnologia oxidativa avançada a partir da aplicação do catalisador FENTOX® um reator multioxidativo próprio, capaz de remediar contaminantes de difícil degradação, resistentes ao tratamento biológico e presentes em águas de processo:
PROCESSOS AVANÇADOS DE REÚSO
O foco reside na segregação de “correntes residuárias complexas”, evitando-se o descarte para ETE, que acaba por “propagar o problema”, elevando-se os custos de tratamento. Normalmente, correspondem a volumes inferiores a 20m/h, sendo tratadas e reaproveitadas dentro do próprio processo – como make up de água fresca industrial nos casos de regimes fechados de circuito de águas, ou até mesmo em aplicações mais “nobres”, tais como a água DESMI.
Estas correntes são mapeadas para se determinar a “recalcitrância” dos poluentes orgânicos e o nível de inorgânicos. Assim, define-se um ou mais processos avançados de reuso, como filtração por membranas (ultrafiltração seguida da osmose reversa), oxidação avançada e/ou destilação. No entanto, o “pré-tratamento”, por meio do reator de fluidos multioxidativo, constitui o principal desafio superado por este sistema.
Essa tecnologia é uma das soluções do conceito 3WAY®, proposto pela Contech para trazer alternativas sustentáveis inteligentes para processos industriais. Agindo tanto no efeito quanto na causa dos contaminantes, por meio de etapas de limpeza, adsorção e reúso avançados, é possível atingir resultados nunca vistos antes na indústria papeleira.
Entre em contato e saiba mais!