fbpx
NotíciasTissue no Mundo

Cazaquistão: líder emergente no mercado tissue na Ásia Central

Antes da crise econômica mundial de 2008-2009 atingir o Cazaquistão, o mercado de tissue local cresceu a uma taxa média de 10% ao ano.

 Cazaquistão: líder emergente no mercado tissue na Ásia Central

Junto com as outros países da Ásia Central, o Cazaquistão ganhou sua independência da União Soviética em 1991. O país herdou sérios problemas ambientais da era soviética após o desenvolvimento da agricultura intensiva e seu uso como um campo de testes para armas nucleares. O primeiro e atual presidente Nursultan Nazarbayev, desde o início de seu mandato perseguiu uma política externa equilibrada iniciar uma aprovação do Tratado de Não-Proliferação Nuclear, em 1993.

O Cazaquistão moderno é o maior país sem acesso ao mar no mundo, com uma população de 17 milhões. Sua economia está se desenvolvendo rapidamente com locais turísticos de riqueza e de classe mundial únicas.

O segmento tissue no Cazaquistão surgiu no início de 1990 quase coincidindo com o colapso da União Soviética, quando os canais de fornecimento para esses produtos a partir de fontes russas limitadas começaram a se deteriorar. Na economia soviética planejada, o Cazaquistão foi designado para ser uma importante base industrial para militares da URSS, espaço e programas nucleares, que incluiu vários locais de fabricação, de mineração e de teste. Geograficamente fixado em sua maioria no deserto, o Cazaquistão é pobre em recursos florestais (cerca de 1,2% de sua área), que é por isso que a indústria de papel e celulose local nunca decolou.

Naquela época, novos canais de fornecimento da vizinha Rússia, China e até mesmo da distante Turquia trouxeram uma variedade de produtos Tissue. Os menores preços de rolos de papel higiénico e guardanapos foram convertidos localmente a partir de rolos jumbo importados por algumas pequenas fábricas recém-inauguradas.

Antes da crise econômica mundial de 2008-2009 atingir o Cazaquistão, o mercado de tissue local cresceu a uma taxa média de 10% ao ano. Desde 2011, após um crescimento negativo em 2009 e 2010, o mercado se recuperou mostrando contínuo crescimento moderado em menos de um dígito com o maior aumento para o papel higiênico. Há uma discrepância de renda entre ricos e pobres, bem como entre a população urbana das grandes cidades e a população rural das regiões do país, onde os gastos com bens de higiene permanecem insignificante.

Os últimos quatro anos, no entanto, vemos alguns consumidores mudarem constantemente de marcas econômicas para produtos padrão e até mesmo de categoria prêmium, beneficiados pelo crescimento da renda disponível. Consumidores urbanos já estão dispostos a pagar mais por maior conforto, o que é oferecido principalmente por fabricantes internacionais (especialmente no segmento de incontinência) que usam tecnologia mais avançada do que os fornecedores nacionais. No entanto, para a maioria da população do país, uma preferência por produtos com menor preço, em vez de maior qualidade prevalece por enquanto.

Enquanto as marcas próprias não existem por lá, marcas de papéis de baixo preço continuam a serem os mais populares entre os consumidores durante 2012. Muitos dos principais fabricantes internacionais e os seus distribuidores locais dentro de segmento tissue têm marcas para atender a esse nicho.

FABRICAÇÃO

O Cazaquistão produziu aproximadamente 31 mil toneladas de produtos de papel em 2012.

A empresa Sunpaper, localizada em Almaty, trabalha com 100% de  fibra virgem convertendo em rolos de papel higiénico, toalhas de cozinha e guardanapos para o mercado. Apesar de sua curta história de quatro anos, eles receberam a certificação para abastecer as Forças Armadas dos Estados Unidos no Afeganistão. A Empresa chinesa Maolin foi criada em 1995 no subúrbio de Almaty. A empresa supostamente fabrica seu próprio Tissue  em quatro pequenas linhas de tissue eléctricas, fabricando de uma a duas toneladas por dia. Maolin também rolos jumbo da China.

O resto dos pequenos conversores de tissue no Cazaquistão (Almaty Paper Factory, Emin LTD, Deldal-Actobe, Mika-Chimkent, Shugat, Papyrus, Kasen 7 e Kvind) produzem papel higiênico de qualidade inferior.

Cazaquistão: líder emergente no mercado tissue na Ásia Central

Tissue World Magazine

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Baixe nosso e-book!

Conheça OS PRINCIPAIS fabricantes de papel tissue do Brasil e suas capacidades produtivas.

Este levantamento apresenta os principais fabricantes de papel tissue no Brasil em ranking definido por capacidade produtiva instalada.