Bruno Fibertech está em processo de certificação para a ISO 9001
“Com a certificação da ISO 9001, nossos clientes têm mais confiança em nossa empresa”, ressalta o gerente comercial Alexandre Fappi
Anualmente, a ISO Survey divulga um relatório que apresenta a quantidade de certificações da ISO emitidas no mundo. Segundo os dados apurados no último ano, o Brasil continua entre os Top 10 no número de certificações na ISO 9001, com mais de 25 mil sites certificados. Isso mostra que as empresas brasileiras estão cada vez mais preocupadas em obter o selo 9001 – conquista que exige tempo e dedicação.
A Bruno Fibertech, empresa localizada em Campos Novos (SC), está em processo de certificação ISO 9001, norma que tem como foco a gestão de qualidade dos processos da empresa, influenciando diretamente nos produtos e soluções oferecidas aos clientes. “Com a certificação da ISO 9001, nossos clientes têm mais confiança em nossa empresa, pois reconhecem toda a eficiência nos processos de gestão, e isso é relevante para que outras organizações concluam parcerias. A nossa expectativa é muito positiva”, ressalta Alexandre Fappi, gerente comercial da Bruno Fibertech.
Toda empresa que passa pelo processo de certificação da ISO 9001 precisa cumprir algumas etapas. A Bruno Fibertech, por exemplo, está na fase de organização da documentação e implantação das instruções de trabalho, e a conclusão de todo o processo de certificação está prevista para a segunda quinzena de novembro.
No Brasil, a norma é regulamentada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), responsável pelas normas e padrões de diversos departamentos. A empresa que recebe este selo tem um diferencial de mercado pela conformidade dos seus processos e o bom funcionamento da organização. Para conquistar a certificação, a Bruno Fibertech investiu em algumas práticas, como o sistema de gestão 5S.
A metodologia 5S utiliza uma técnica muito simples para melhorar o ambiente de trabalho, baseando-se nos conceitos de utilização, organização, manutenção, padronização e disciplina. Fappi ainda explica que a implementação do sistema de gestão de qualidade baseado na norma ISO 9001 deve trazer diversos benefícios. “Esperamos aumentar a satisfação do cliente, obter maior organização interna, melhorar o desempenho das rotinas internas, tanto comercial como de produção, gerando economia e redução do desperdício e melhor gestão da empresa, requisito que já estamos trabalhando há muito tempo”, finaliza.