CeluloseNotícias

Bracell realiza primeiro embarque de celulose no Porto de Santos

Com destino à China, a companhia carregou um navio com 58 mil toneladas da matéria-prima

A Bracell realizou o primeiro embarque de celulose no terminal STS 14A no Porto de Santos (SP), carregando o navio com 58 mil toneladas rumo às cidades de Qingdao e Changshu, na China. A viagem leva de 55 a 60 dias de navegação e chegará em solo asiático apenas em 2022.

Autoridades locais como o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, marcaram presença na inauguração do terminal e consolidação de um novo conceito de logística, voltado ao melhor aproveitamento do uso das áreas do Porto de Santos. Na fase temporária, o terminal STS 14A movimentará 1,6 milhão de toneladas de celulose.

“Este terminal marca a mudança de concepção do Porto de Santos. Hoje estamos prestigiando o primeiro embarque de celulose da Bracell. É o Brasil ficando cada vez mais competitivo, ganhando eficiência logística”, afirmou o ministro.

Também presente no evento, o head supply chain da Bracell São Paulo, Alberto Pagano, destacou a grandiosidade do projeto. “O terminal STS 14A tem um galpão com 16 mil m² e a capacidade de armazenagem de 45 mil toneladas. Trata-se do maior galpão lonado do Brasil, com 385 metros de comprimento”, afirmou.

Com a conclusão do Projeto Star, a celulose produzida em Lençóis Paulista, na nova fábrica da Bracell, passou a demandar uma operação logística mais complexa. A carga é transportada da fábrica até o Terminal Intermodal de Pederneiras (SP) em caminhões. No terminal, são carregadas em vagões que percorrem cerca de 510 km pela ferrovia até os terminais operados pela Bracell no Porto de Santos (STS14A e T131415).

“As obras do terminal STS 14A, iniciadas em julho e concluídas em apenas cinco meses, foram realizadas em tempo recorde: apenas um ano após a assinatura do contrato, em novembro de 2020”, disse Pagano. A operação é responsável por gerar mais de 550 empregos diretos e terceirizados em Santos e nas cidades onde o trajeto logístico passa, movimentando a economia local e regional.

Fonte
Lençóis Notícias
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo