BO PAPER inova no programa de integração SSMA
O diferencial do programa é a aproximação com o dia a dia, criando uma integração digital rápida, ágil, segura e econômica
A BO PAPER desenvolveu um treinamento de integração SSMA sob a ótica do cliente. O diferencial do programa é a aproximação com o dia a dia, criando uma integração digital rápida, ágil, segura e econômica.
“Aproveitando a aceleração da transformação digital provocada pela pandemia, nos desafiamos com esse projeto incrível de modernização do nosso processo de integração em saúde, segurança e meio ambiente. Nada disso seria possível se não fosse pelo ambiente que temos aqui na BO PAPER, que nos proporciona liberdade criativa e com forte estímulo à inovação”, conta Rômulo Fonseca, coordenador do SESMT da BO PAPER.
O Grupo BO PAPER é o maior produtor de papéis com fibras termomecânicas de alto rendimento da América Latina. Produz papéis de imprimir e escrever para o mercado de publicações há mais de seis décadas e segue se reinventando todos os dias.
Com a área de Saúde e Segurança, não é diferente. O resultado da integração de SSMA é um excelente indicativo de que a empresa está no caminho certo, pois a iniciativa proporciona ferramentas estratégicas para melhorar a performance e segurança de todos os seus profissionais, próprios e terceiros.
O treinamento de integração aborda todas as principais políticas e diretrizes de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da BO PAPER. Ele opera nos modos on-line e off-line e fica disponível para os prestadores de serviços acessarem por meio do site da empresa. Os profissionais internos acessam também via intranet.
Ao concluir o treinamento, o prestador de serviço preenche uma lista de presença, e envia para o e-mail do setor responsável pelas liberações das entradas na BO PAPER. “O principal objetivo foi descentralizar a entrega do conteúdo da integração, que antes estava concentrada, exclusivamente, no time do SESMT BO PAPER”, comenta Rômulo.
TUDO DIGITAL
Geralmente, a integração de SSMA na indústria é presencial, com um facilitador técnico na condução, incluindo visita presencial às principais áreas da empresa. No entanto, isso mudou muito em tempos de pandemia. “A mudança foi impulsionada pela necessidade de reduzir camadas de burocracia e, com isso, conseguir dedicar mais tempo de qualidade no cuidado com as pessoas”, ressalta o especialista.
Entregar, a distância, algo próximo ao que a experiência real proporciona é uma missão e tanto. A BO PAPER entendeu que, além de inovar no formato da entrega, esta também era uma oportunidade para se reinventar e tornar os conteúdos mais interessantes e padronizados.
Todos os procedimentos de base que já existiam foram revisados. Também foram filtradas as principais informações e mensagens, reduzindo e criando um conteúdo mais enxuto e objetivo. Com isso, além de tornar a experiência de integração mais dinâmica, foi possível sintetizar uma carga horária de duas horas de treinamento em apenas 45 minutos.
Em função da pandemia, todo o processo de desenvolvimento foi feito on-line, com assistência remota para a equipe da BO PAPER a cada passo. Rômulo teve um papel fundamental nessa história, até mesmo como fotógrafo. “Limitados pela pandemia, todo o processo de cocriação desse projeto foi realizado a distância, através de encontros virtuais, assim como a coleta de imagens. Que desafio! Tivemos que aprender algumas técnicas básicas de fotografia”, relata o profissional.
Todo esse esforço e dedicação teve como resultado um treinamento altamente humanizado, próximo e real, que conta sobre a empresa de forma objetiva e completa para os profissionais que estão chegando. “Foi uma troca muito legal ver a qualidade dos materiais que eles conseguiram produzir com a nossa orientação. Um desafio gostoso, com resultado excelente. Poderia usar foto de internet? Sim. Mas é um treinamento personalizado. É importante que as pessoas vejam nele os profissionais da empresa que vão encontrar no dia a dia. Esse esforço a mais foi necessário para deixar o conteúdo mais com a “cara” da BO PAPER. Recurso para causar a conexão que precisamos entre os alunos e a realidade da empresa”, conta Keiner Borges, designer instrucional da Target responsável pelo projeto.
RESULTADOS DAS INOVAÇÕES
O objetivo de reduzir o tempo de mobilização de equipes de trabalho e agilizar os atendimentos emergenciais de profissionais especializados, principalmente em cenários de crise operacional e Compliance, foi atingido com sucesso.
“Foi possível dissociar o processo de integração de SSMA de perda de tempo e de ‘mais do mesmo’, associando os processos de saúde e segurança à coisa boa. Demonstrar que a integração não precisa ser um processo chato, pesado, demorado”, destaca Rômulo.
A BO PAPER acredita que com muita realidade, criatividade e vontade de fazer diferente é possível, sim, transformar a Educação Corporativa em uma aliada, que contribui, de fato, para o desenvolvimento dos profissionais e processos da empresa.
O processo proporcionou, ainda, outros ganhos. “Padronizamos a comunicação, e, ao mesmo tempo, tornamos o conteúdo mais simples e atrativo. Isso é uma forma de agregar valor ao negócio: a integração é o nosso cartão de visitas, ou seja, trata-se das primeiras experiências dos profissionais em nossa empresa”, destaca Rômulo.
O resultado foi a criação de uma integração digital rápida, ágil, segura e econômica:
- Rápida: os profissionais não precisam mais se deslocar para treinar.
- Ágil: não é preciso mais agendar, basta acessar o site da BO PAPER.
- Segura: evita o deslocamento das pessoas e riscos com transporte e contaminações.
- Econômica: menos logística, profissionais ministrando e infraestrutura física.