Bicos de pulverização e prevenção
Confira seis problemas comuns associados à operação de bicos de pulverização

Os bicos de pulverização são componentes de engenharia de precisão que entopem e se desgastam ao longo do tempo durante a operação normal ou de limpeza. Bicos de pulverização entupidos causam um efeito negativo em relação à produtividade.
Confira seis problemas comuns associados à operação de bicos de pulverização:
- Erosão ou Desgaste
A erosão ou desgaste do bico de pulverização é causada pelo contínuo fluxo de líquido de alta pressão por meio do orifício do bico de pulverização ao longo do tempo. Este fluxo gradualmente remove o metal e causa o alargamento do orifício. Como resultado, o fluxo aumenta e a pressão diminui, e o padrão de pulverização se torna irregular.
- Corrosão
Os orifícios dos bicos de pulverização e o corpo do bico se corroem com base no tipo de líquido sendo pulverizado e no ambiente do bico. A seleção adequada de materiais é crítica ao usar um bico de pulverização em um ambiente corrosivo. Por exemplo, use um bico de titânio quando estiver usando água sanitária.
- Temperatura
Certas condições de processo requerem temperaturas elevadas do líquido para melhorar a limpeza. Esta temperatura elevada amolecerá o metal e causará um desgaste acelerado do orifício do bico.
- Acúmulo de Material ou Entupimento
Acúmulo de materiais e minerais a partir de material dissolvido, como ferro, pode afetar adversamente o orifício do bico de pulverização. O bico terá um padrão de pulverização ruim, pressão aumentada e fluxo reduzido.
- Danos Mecânicos Acidentais
Este é o problema mais comum que resulta em um baixo desempenho do bico de pulverização levando à substituição do bico. Isso gera padrões de pulverização ruins, pressão aumentada e fluxo reduzido.
- Obstrução do Orifício do Bico
Partículas sólidas indesejadas encontradas no fluxo de água que são maiores que o orifício do bico de pulverização irão obstruir o orifício. Isso causa padrões de pulverização ruins, pressão aumentada e fluxo reduzido.
MANUTENÇÃO PREVENTIVA
A filtragem adequada é fundamental para proteger o orifício do bico de pulverização. Filtragem no lado de entrada da bomba e na entrada do chuveiro são as melhores posições para um filtro. Vários tipos de filtros podem ser usados, incluindo filtros de gravidade e filtros de pressão. O esquema a seguir mostra um arranjo comum de filtro.
Qualidade e uso da água são outros fatores que impactam na saúde do bico de pulverização. Uma análise adequada da água ao selecionar o tipo de chuveiro é importante. Com água mais limpa, bicos de pulverização de orifício fixo têm menos problemas de bloqueio.
À medida que a carga de sólidos aumenta, é necessário selecionar um chuveiro com bicos que possam ser limpos durante o funcionamento. Chuveiros com escova fornecem recursos de limpeza de bicos durante o funcionamento. Bicos de pulverização com extensões internas e filtros também podem ajudar com problemas de entupimento.
Além da filtragem e qualidade da água, é importante escolher o tamanho do orifício adequado para a aplicação. A tabela abaixo mostra a carga de sólidos recomendada como uma função do tamanho do orifício do bico.
QUALIDADE DA ÁGUA DO CHUVEIRO
Carregamento de sólidos PPM (Mg/L) |
Aplicação de água filtrada com 100 Mesh por polegada (40 por centímetro) |
0 – 50 | Equivalente à água fresca filtrada |
50 – 75 | Utilizado em bicos de orifício fixo de 0.04” (1 mm) e maiores, com problemas mínimos |
75 – 100 | Utilizado em bicos de orifício fixo de 0.055” (1.4 mm) e maiores, com problemas mínimos |
100 – 200 | Utilizado em bicos de orifício fixo de 0.0125’’ (3 mm) e maiores, com problemas mínimos |
200 – 500 | Recomendado chuveiro do tipo com escova |