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Balança comercial da indústria de HPPC atinge resultado recorde

Entre janeiro e julho de 2022, as vendas externas alcançaram o valor de US$ 445.3 milhões, um crescimento de 14%

A indústria brasileira Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos segue com forte ritmo de crescimento nas exportações. Entre janeiro e julho de 2022, as vendas externas alcançaram o valor de US$ 445.3 milhões, um crescimento de 14% frente mesmo período de 2021 (US$ 391.1 milhões). A corrente de comércio no mesmo período atingiu o montante de US$ 854.8 milhões – alta de 5,1% sobre o mesmo intervalo no ano passado, quando totalizou US$ 813.1 milhões.

O saldo comercial desse período teve superávit de US$ 35.8 milhões, revertendo o déficit registrado no mesmo período de 2021 (US$ – 30.8 milhões). As importações somaram US$ 409.5 milhões, redução de 3% na comparação anual (US$ 422 milhões).

No mês de julho, as exportações alcançaram US$ 64.1 milhões, aumento de 9,7% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Já as importações totalizaram US$ 60.6 milhões, crescimento de 9,4% na base anual. A acorrente de comércio em julho de 2022 atingiu US$ 124.7 milhões, avanço de 9,6%

De acordo com João Carlos Basílio, presidente-executivo da Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, perfumaria e cosméticos), se comparado à balança comercial de anos anteriores, o resultado do período de janeiro a julho é o melhor desde 2014, especialmente para as exportações.

Apesar dos excelentes resultados, ele acredita que o governo brasileiro deve se atentar para a necessidade de avançar em políticas de comércio exterior para reduzir os impactos da elevação de custos logísticos internacionais e de insumos para o setor de HPPC, além de ações em facilitação de comércio, visando à melhoria no ambiente de negócios.

“Dessa forma, poderemos ampliar a competitividade dos produtos brasileiros para acesso ao mercado internacional, além de aumentar o diálogo com os principais parceiros comerciais do Brasil, a fim de reduzir entraves que prejudicam a entrada de produtos brasileiros de HPPC em mercados importantes para o setor”, conclui.

Fonte
Abihpec
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