Notícias Tissue no Brasil

Auti fornece projeto Turnkey para a IPEL

No dia 01 de setembro de 2019, iniciou-se o startup da MP5 tissue da INDAIAL PAPEL E EMBALAGENS (Ipel), fábrica atuante em Santa CatarinaA companhia com sua busca constante em soluções inovadoras, adquiriu o projeto no formato turnkey, instalação elétrica e automação, da Auti Automação industrial.

Figura 1: Foto da primeira bobina de papel da MP5.

Por se tratar do fornecimento de um projeto completo, a AUTI realizou todo levantamento de dados técnicos para a execução. O fornecimento contempla a elaboração de projetos eletromecânicos e montagem dos painéis de automação, a análise dos fluxogramas de processo enviados pela Ipel (comentados quando necessário), execução da montagem e instalação elétrica de campo (Infraestrutura, motores, válvulas, instrumentos), a programação do PLC e Supervisório com uma interface amigável entre o operador e o processo contendo as informações relevantes de maneira clara e objetiva.

A Auti conta com equipe interna e empresa parceira para a instalação de toda infraestrutura e elétrica de campo. Para a execução são seguidas todas as normas vigentes quanto aos materiais utilizados, dimensionamentos de condutores e infraestrutura, cursos e equipamentos de segurança para a equipe de instalação e os mais altos padrões de qualidade exigidos pelo cliente. A obra é planejada atendendo o cronograma do cliente e acompanhada diariamente por um supervisor de obra. Abaixo algumas imagens com o padrão de instalação executado na Ipel.

Figura 2: Vista dos leitos de alimentação dos CCM’s.

 

Figura 3: Vista do túnel com os leitos de saída dos CCM’s para os motores e instrumentos.

 

Figura 4: Vista dos leitos de cabos de alimentação dos motores.

 

Figura 5: Detalhes da alimentação dos motores e painéis remotas (cabos de instrumentação separados de potência, eletrocalha com tampa, sealtubo e conectores vedando a alimentação dos motores).

A máquina (MP5) foi submetida a inúmeros testes e alcançou a produção máxima conforme projetado, sendo assim, o comissionamento e startup realizado pela AUTI foi um sucesso. A Auti agradece a confiança da Ipel em todos estes anos de parceria em diversos fornecimentos e em mais este projeto.

Com mais de 15 anos de experiência, a AUTI Automação Industrial conta com soluções completas para engenharia de processo, nas áreas de elétrica, automação, instrumentação de campo e válvulas de controle, incluindo também o projeto e montagem de CCM’s, sistemas de automação com PLC e Sistemas Supervisórios.

A companhia desenvolve projetos para todos os segmentos da indústria, com vasta experiência em processos industriais (automação de máquinas de papel, preparo de massa, caldeiras, plantas de aparas, controles de batelada, vazão, dosagem, temperatura, entre outros).

Leia também: