fbpx


Banner Incape Portal Tissue Online


Banner Animado Valfilm Portal Tissue Online

Notícias Tissue no Brasil

Atenção às questões sanitárias deve aumentar o consumo de tissue

suzano papel celulose

Para Walter Schalka, “está muito claro que a indústria brasileira é bastante competitiva e provavelmente continuará a crescer nos próximos anos”

O presidente da Suzano, Walter Schalka, afirmou, durante conferência promovida pela Fastmarkets Risi, que a maior atenção às questões sanitárias deve levar ao aumento do consumo de tissue. “É difícil dizer como será o equilíbrio entre oferta e demanda [de celulose], mas está muito claro que a indústria brasileira é bastante competitiva e provavelmente continuará a crescer nos próximos anos”, disse.

Walter-Schalka_2019_Credito-Sergio-Zacchi

Com relação à celulose, apesar de os produtores mais competitivos da América Latina estarem gerando caixa, defendeu que não há empresa capaz de gerar retorno sobre o capital empregado aos níveis atuais de preço da matéria-prima. Desse modo, “não é possível que esse nível de preços se mantenha. Não é sustentável no longo prazo”, comentou.

Para Schalka, a análise das condições de mercado deveria ser feita olhando para o futuro, e não para estatísticas baseadas no passado. “[Apenas] A projeção de queda de 2,4 milhões de toneladas do mercado para este ano não é relevante, porque é preciso olhar como estavam os estoques e a demanda no futuro”, apontou.

O CEO também ressaltou que deve se considerar, também, que haverá mais paradas do que o usual em fábricas no segundo semestre e o nível dos estoques é menor.

Ele lembrou que a companhia está em período de silêncio, já que o balanço do segundo trimestre será divulgado amanhã, 13, após o fechamento dos mercados, e por isso, concentrou as previsões no longo prazo. “Acreditamos que mercado de celulose vai continuar a crescer nos próximos anos, mas haverá declínio estrutural em papéis de imprimir e escrever”, declarou.

Por fim, com relação aos produtores brasileiros, Walter salientou que as empresas devem ser ainda mais competitivas no futuro. “A indústria está preparada para um cenário muito difícil se ele eventualmente ocorrer no futuro”, encerrou.

Isso também pode ser interessante 👇🏻
• Helsten comemora 35 anos
• Tenha a gestão do seu parque fabril em tempo real
• Conforto e segurança são os diferenciais da Parafix