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Atacarejo tem aumento no mês de junho

Nesse formato, o tíquete médio passou de R$ 136 para R$ 158, um crescimento de 16%

Na primeira semana de junho, o valor gasto pelos consumidores nas lojas do setor supermercadista cresceu 8% em relação à semana inicial do mês de maio. A quantidade de itens na cesta de compras subiu 10% na mesma comparação, segundo dados da Horus, plataforma de inteligência de mercado que reúne dados de compras efetuadas no varejo.

O aumento se deu logo após a liberação da 2ª parcela do auxílio emergencial.  A pesquisa foi realizada em dez estados, com base em cerca de dez milhões de notas fiscais de compras enviadas pelos próprios consumidores, por meio do aplicativo colaborativo Pinngo.

O formato mais beneficiado foi o atacarejo, no qual o tíquete médio passou de R$ 136 para R$ 158, um crescimento de 16%. Nas lojas de cash & carry (atacado-varejista), o número médio de itens no carrinho de compras passou de 31, no início de maio, para 36, na primeira semana de junho. Na avaliação da Horus, os dados revelados pelo levantamento levam a crer que o consumidor direcionou boa parte do recurso recebido no auxílio emergencial para reabastecer sua despensa até o recebimento da próxima parcela do benefício.

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As categorias de limpeza, higiene e alimentos foram as que mais contribuíram para o aumento do tíquete médio no período analisado. No atacarejo, destacam-se produtos de limpeza e itens essenciais, como o papel higiênico, o que indica a preocupação continuada do consumidor em se cuidar e manter hábitos de higiene e limpeza, tomando medidas de precaução devido ao momento atual de pandemia.

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