LantierNotíciasTissue no Brasil

Aqualan: conheça o raspador duplo da Lantier

Obtenha maior performance e melhor qualidade do papel

Os raspadores tendem a ser um dos equipamentos mais negligenciados em uma máquina de papel, o que é bastante surpreendente, considerando que são peças altamente críticas da máquina na manutenção e na melhoria da performance da máquina de papel. Por muitos anos, houve duas razões principais para condicionamento dos rolos em uma máquina de papel:

  • Remoção da folha: o sistema raspador deve ser posicionado corretamente para a perfeita remoção da folha da superfície dos rolos e ou cilindros Yankee, bem como auxiliar os operadores da máquina na transferência da folha de papel da parte úmida para a parte seca antes da enroladeira.
  • Limpeza dos rolos: o sistema raspador deve ser corretamente projetado para ajudar na remoção de fibras e sujeira da superfície dos rolos e cilindros, mantendo, assim, a limpeza do rolo e melhorando a qualidade do papel e a eficiência da máquina.

Nos últimos anos, constatou-se outra razão muito importante no trabalho dos raspadores:

  • Remoção de água: Existem muitas áreas na máquina de papel onde se verifica o reumedecimento (rewetting), mas, principalmente, pode-se dizer que a maioria desse problema são verificados na prensa de sucção contra o cilindro Yankee numa máquina de papel tissue.

Este reumedecimento causa os seguintes problemas: diminui a capacidade de sucção do rolo, criando uma projeção descontrolada de água abaixo da tela formadora, o que gera problemas na formação da folha e quebras dela durante a operação da máquina.

UM POUCO DE HISTÓRIA

Tradicionalmente, anteparos de borracha eram usados para remover a água do rolo de sucção após o nip, porém, esses, na maioria das vezes, não conseguem remover toda a água superficial de maneira eficiente. Assim, criam a selagem e/ou uma tensão na superfície do rolo de sucção, fazendo com que os finos e outros contaminantes do processo se acumulem dentro dos furos do rolo de sucção.

A Lantier abordou esse problema antigo por meio de uma nova perspectiva e desenvolveu o raspador duplo Aqualan, obtendo duas grandes vantagens: a primeira lâmina remove a camada inicial de água superficial, criando um vácuo em sua parte inferior. Este vácuo extrai os finos e outros contaminantes dos furos do rolo couch, trazendo-os para a superfície. O segundo raspador então remove a água superficial restante, e demais contaminantes, garantindo uma superfície limpa do rolo de volta para o nip.

A utilização dos Aqualan’s em prensas de sucção contra Yankee tornou-se a resposta mais eficaz tanto na remoção da água superficial, eliminando o reumedecimento, como dos contaminantes, aumentando consideravelmente a performance das máquinas tissue.

RASPADOR DUPLO – AQUALAN

O raspador duplo Aqualan é um sistema que utiliza um suporte de lâmina tipo Flexilan na primeira e segunda posição. Ele foi projetado para ser montado em locais com espaço reduzido em qualquer rolo couch, incluindo configurações nas quais a tela retorna por de baixo do rolo. O suporte da lâmina Flexilan proporciona um ajuste preciso da lâmina à superfície do rolo devido à pressão pneumática. A perfeita conformação da lâmina com o rolo remove eficazmente a maioria da água superficial na primeira posição do raspador, retirando os finos e outros contaminantes e a água superficial restante na segunda posição.

O suporte de lâmina primário do raspador é projetado para permitir que os finos, outros contaminantes e a água superficial, que são removidas pela segunda lâmina, tenham um fluxo livre e sem interferência até a calha coletora. Os suportes de lâminas Flexilan podem ainda ser ajustados de forma independente para maximizar o contato de cada lâmina com a superfície do rolo, que, aliada à capacidade dos raspadores de se adequarem às variações do rolo, proporciona o aumento da vida útil das lâminas e a redução do tempo de paradas para troca. A pressão das lâminas de ambos os suportes é exercida e controlada por meio de válvulas reguladoras de pressão instaladas em um gabinete independente.

PRINCÍPIO OPERACIONAL

A dinâmica da água pode ser descrita da seguinte forma:

A – Uma parte é retirada pelo raspador

B – Outra é retida pelo vácuo criado pelos furos do rolo de sucção e pela força centrífuga

C – O restante é retirado pela segunda lâmina raspadora

A água retirada pela 1ª lâmina é enviada diretamente para a calha coletora do rolo de sucção.

A água retirada pela 2ª lâmina flui por meio do corpo do raspador, sendo também direcionada para a mesma calha coletora.

O raspador duplo Aqualan remove eficazmente a água e todos os contaminantes acumulados na prensa de sucção.

Confira abaixo alguns dos principais benefícios:

  • Aumenta o teor de seco do papel
  • Reduz o número de quebras do papel
  • Minimiza o surgimento de furos (spots) no papel
  • Minimiza pics na borda da folha
  • Melhora a eficiência de sucção
  • Reduz o consumo de vapor
  • Melhora a formação da folha
  • Elimina o spray na parte inferior da tela
  • Reduz trabalhos de manutenção no rolo de sucção
  • Melhora o perfil de umidade da folha de papel

Uma das grandes vantagens do raspador duplo Aqualan numa prensa de sucção contra yankee em uma máquina de papel tissue se verifica pela grande melhoria no perfil de umidade do papel, sendo essa umas das razões pelas quais, nos últimos anos, foram instalados um número crescente de Aqualan’s nas prensas de sucção contra yankee nas máquinas de papel tissue no mundo inteiro!

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo