APP planeja mais cinco grandes máquinas de Tissue para fábricas na China e na Indonésia
Ásia
A empresa iniciou o esquema de expansão ambicioso no final do ano passado.
Foi revelado que 42 máquinas seriam instaladas em suas áreas de produção na China e 15 unidades na Indonésia.
Estas 57 máquinas, que incluem 41 grandes para 60.000 toneladas e 16 médias para 27.000 toneladas, representam uma capacidade combinada de 2.892.000 toneladas por ano; o aumento total previsto de capacidade é agora 3,192 milhões de toneladas por ano.
Todas as 62 máquinas estão previstas para entrar em operação em 2016.
Nesse ponto, a capacidade total de tissue da APP vai disparar para 4,548 milhões de toneladas por ano, elevando-se sobre o atual “top produtor “de Tissue, a global Kimberly-Clark (KC), cuja capacidade deverá atingir 3,864 milhões de toneladas por ano em 2016, segundo o Relatório de Produção de Tissue de 2013.
A capacidade planejada da APP em 2016 também deve superar a de SCA Hygiene Products, atualmente o segundo maior produtor de papéis sanitários no mundo, que também se prepararam para superar a KC.
A produção de Tissue na Suécia também tem previsão para bater 4.474.000 toneladas por ano com a aquisição da fabricante chinês Vinda International.
A Vinda está definido planos para aumentar a sua capacidade de Tissue num total de 1 milhão de toneladas por ano até 2015.
Inicialmente, quando APP estabeleceu o plano de crescimento agressivo, dúvidas foram levantadas sobre a sua viabilidade em termos de construção e as condições de mercado.
Especialistas questionaram a sabedoria de construir tantas máquinas em um prazo tão apertado e esperar que o mercado demanda de nova capacidade.
Um executivo sênior da APP anunciou que “a empresa vem constantemente avaliando a situação e fez ajustes para levar em conta fatores imprevisíveis, quando o projeto começou há um ano.”
Mas em vez de simplesmente cortar o número de máquinas programadas, a APP já decidiu construir mais.
Algumas mudanças de planos foram feitas durante esse ano de planejamento como: o cancelamento de oito grandes máquinas na China – seis em seu complexo Haikou e dois na fábrica Xinmin e a adição de treze unidades do mesmo tipo – nove na instalação Suzhou e duas no moinho Xiaogan na China, bem como duas em Greenfield no sul da Sumatra, na Indonésia, onde a APP constrói uma fábrica de celulose com capacidade de dois milhões de toneladas por ano a partir de madeira branqueada kraft.
Há ainda 12 máquinas a serem erguidas nas instalações Haikou da APP China, incluindo quatro grandes equipamentos e oito unidades de média dimensão, com início programado antes do final de 2015.
Mais longe, na Indonésia, a APP está empurrando para a frente seus planos de construir 15 grandes PMs para tissue em suas duas fábricas de lá – 14 na província de Perawang em Sumatra do Norte e uma na fábrica Jumbi na Central Sumatra.
Mas o projeto atingiu um problema, devido a atrasos na construção e seu início foi adiado para início do próximo ano, de acordo com o executivo APP.
APP planeja uma eventual capacidade de produção de Tissue que equivale a um total de meio milhão de toneladas por ano.
Fonte: tissueworldmagazine.com
Adaptado e traduzido por: Tissue Online