fbpx




Banner Incape Portal Tissue Online
Banner Animado Valfilm Portal Tissue Online

Notícias Notícias Exclusivas Tissue no Brasil

Após elevar capacidade, SEPAC Pretende Aumentar as Vendas e Conquistar novos Clientes.

Após elevar sua capacidade produtiva para 350 toneladas/dia de papel tissue, a Sepac, fabricante de papéis para fins sanitários instalada no Sul do País, pretende aumentar as vendas e conquistar novos clientes…

parque-industrial-sepac-mallet

Investir em infraestrutura sempre fez parte das estratégias da Sepac em suas atividades no Brasil. “Desde sua fundação, no final da década de 1970, os sócios investiram em reflorestamento de áreas simultaneamente ao projeto da planta de fabricação de pasta mecânica.

A partir de 1976 é que passaram a se dedicar à fabricação de papel tissue com foco no aumento da produção e melhoria contínua da qualidade”, conta Renato Tyski Zapszalka, diretor-geral da empresa.

Neste ano, o mais recente investimento em expansão registrado na linha do tempo histórica da Sepac foi a MP5, que exigiu aporte de capital de R$ 180 milhões. A mais nova máquina de papel, fornecida pela Voith Paper, tem capacidade de produção de 100 toneladas/dia. Além disso, três novas linhas de conversão foram compradas da empresa Fábio Perini.

“Ambos os fornecedores oferecem tecnologia capaz de agregar valor à qualidade dos papéis tissue produzidos em termos de absorção, resistência e maciez”, frisa Zapszalka.

A MP5 conta com dois sistemas de prensa: assim, o papel vai para o cilindro com menor teor de umidade, facilitando a secagem, e as linhas de conversão possuem rolos de gofragem com menor pressão. Dessa forma, as folhas de papel ficam mais resistentes e macias.

O diretor-geral da Sepac acrescentou que as novas tecnologias permitirão produzir papéis com qualidade superior ao atualmente existente no mercado, bem como iniciar a produção de papel toalha decorado, um novo produto que colocará a Sepac em outro patamar de mercado, com as marcas Paloma (papel higiênico folha simples), Duetto (papel higiênico folha dupla) e Maxim (toalhas e guardanapos).

Com faturamento de R$ 350 milhões em 2013, a Sepac espera, a partir da expansão, aumentar as vendas em 40%, ocupando sua capacidade total instalada e buscando expandir a distribuição nas regiões Sudeste e em outras mais distantes, como a Centro-Oeste e a Nordeste. A Sepac, já líder em vendas na região Sul do País, atende a mais de dois terços da demanda do papel tissue no Estado. Com foco no futuro, Zapszalka já prevê uma nova expansão produtiva para os próximos dois anos.

Parque Industrial da Sepac em Mallet-PR

Parque Industrial da Sepac em Mallet-PR

Garantindo o mercado

A ampliação da planta da Sepac elevou a demanda de energia elétrica. Para suprir maior volume do recurso, firmou parceria com a Copel para instalar duas subestações de energia, sendo uma no município de Rio Azul e outra na unidade fabril da Sepac, na cidade de Mallet. Além disso, a parceria viabilizou a construção de uma linha de transmissão de energia para abastecer a empresa.

A parceria público-privada deu tão certo que, no dia 28 de maio último, João Ferreira Dias Filho, sócio diretor da Sepac, assinou um convênio com o governo do Estado do Paraná, por meio do programa Paraná Competitivo, para realizar a pavimentação asfáltica do trecho entre o centro da cidade e a fábrica.

O valor investido na obra será abatido do incremento da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) durante os próximos dois anos com o aumento da produção. A ampliação da fábrica também garante a contratação e a capacitação profissional para 250 novas vagas diretas.

 selo_ok

Fonte: Revista O Papel
Adaptado por Tissue Online