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Apas elenca fatores que influenciam nos preços dos supermercados

Desde o início da pandemia da Covid-19, a Associação Paulista de Supermercados orienta seus associados a não aumentarem a margem de lucro praticada anteriormente à crise

Existe toda uma cadeia de produção na formação dos preços que se vê na prateleira de um supermercado. As variações vão desde a matéria prima que vem dos produtores, aos fatores de produção da indústria (energia, mão de obra, embalagem), fatores de logística (combustível, mão de obra, manutenção) e impostos que incidem nas várias etapas da cadeia (federal, estadual e municipal). Desde o início da pandemia da Covid-19, a Associação Paulista de Supermercados (Apas) orienta seus associados a não aumentarem a margem de lucro praticada anteriormente à crise e apenas repassar os aumentos impostos pela indústria.

Mensalmente, a Apas calcula pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) um índice inflacionário que aponta que, por exemplo, março de 2020 teve um aumento de 0,76% nos produtos e um acumulado do ano (jan-mar) de 1,40%. Esse número é menor do que o registrado em 2019, quando esse acumulado ficou em 3,30%. Outro dado que colabora com essa baixa inflação é o resultado da pesquisa de Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que considerado a inflação oficial do país, desacelerou para 0,07% em março, após ter registrado uma taxa de 0,25% em fevereiro. O resultado é o menor para o mês de março desde 1995. No ano, o indicador acumula alta de 0,53%. Os números refletem a baixa atividade econômica do país.

De acordo com estudo da Apas, as pessoas utilizam várias formas de pesquisar preços. Cerca de 54% dos consumidores utilizam o próprio mercado, 55% dos consumidores ainda usam tabloides também para pesquisas e 47% usam o aplicativo do celular das lojas. Os grupos de whatsapp já aparecem como fonte de pesquisa para 22% das pessoas.

Também é importante perceber que os supermercados são importantes para a negociação de preços na cadeia, sendo moduladores de preços junto ao consumidor, que irá demandar mais ou menos dos produtos e marcas de acordo com seu poder financeiro, gostos, costumes e preferências.

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