fbpx
CoronavírusNotícias

Apas elenca fatores que influenciam nos preços dos supermercados

Desde o início da pandemia da Covid-19, a Associação Paulista de Supermercados orienta seus associados a não aumentarem a margem de lucro praticada anteriormente à crise

Apas elenca fatores que influenciam nos preços dos supermercadosExiste toda uma cadeia de produção na formação dos preços que se vê na prateleira de um supermercado. As variações vão desde a matéria prima que vem dos produtores, aos fatores de produção da indústria (energia, mão de obra, embalagem), fatores de logística (combustível, mão de obra, manutenção) e impostos que incidem nas várias etapas da cadeia (federal, estadual e municipal). Desde o início da pandemia da Covid-19, a Associação Paulista de Supermercados (Apas) orienta seus associados a não aumentarem a margem de lucro praticada anteriormente à crise e apenas repassar os aumentos impostos pela indústria.

Mensalmente, a Apas calcula pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) um índice inflacionário que aponta que, por exemplo, março de 2020 teve um aumento de 0,76% nos produtos e um acumulado do ano (jan-mar) de 1,40%. Esse número é menor do que o registrado em 2019, quando esse acumulado ficou em 3,30%. Outro dado que colabora com essa baixa inflação é o resultado da pesquisa de Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que considerado a inflação oficial do país, desacelerou para 0,07% em março, após ter registrado uma taxa de 0,25% em fevereiro. O resultado é o menor para o mês de março desde 1995. No ano, o indicador acumula alta de 0,53%. Os números refletem a baixa atividade econômica do país.

De acordo com estudo da Apas, as pessoas utilizam várias formas de pesquisar preços. Cerca de 54% dos consumidores utilizam o próprio mercado, 55% dos consumidores ainda usam tabloides também para pesquisas e 47% usam o aplicativo do celular das lojas. Os grupos de whatsapp já aparecem como fonte de pesquisa para 22% das pessoas.

Também é importante perceber que os supermercados são importantes para a negociação de preços na cadeia, sendo moduladores de preços junto ao consumidor, que irá demandar mais ou menos dos produtos e marcas de acordo com seu poder financeiro, gostos, costumes e preferências.

Apas elenca fatores que influenciam nos preços dos supermercados

LEIA TAMBÉM:

 

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Baixe nosso e-book!

Conheça OS PRINCIPAIS fabricantes de papel tissue do Brasil e suas capacidades produtivas.

Este levantamento apresenta os principais fabricantes de papel tissue no Brasil em ranking definido por capacidade produtiva instalada.