ANDRITZ inicia com sucesso nova linha de fibras recicladas na Heinzelpaper Laakirchen, Áustria
Projeto transforma máquina PM11 para produção de embalagens de alta performance a partir de 100% de papel reciclado, reforçando metas de sustentabilidade e inovação

O grupo internacional de tecnologia ANDRITZ colocou em operação com sucesso um sistema de preparação de massa recentemente convertido na Heinzelpaper Laakirchen, na Áustria. Esta importante modernização representa uma transição fundamental para a máquina de papel PM11, que agora passará a produzir embalagens de alta qualidade a partir de 100% de papel reciclado.
O processo de conversão envolveu a transformação do sistema de preparação de massa de uma linha de celulose destintada para uma linha de processamento de aparas de papelão ondulado (OCC). A Heinzelpaper Laakirchen optou por uma combinação do FibreFlow Drum Prime (FFD) da ANDRITZ para a desagregação e trituradores ADuro da ANDRITZ para o tratamento de rejeitos. Esta configuração inovadora garante uma qualidade superior das fibras para os produtos de alto padrão da empresa, ao mesmo tempo que otimiza o uso de recursos e reduz o desperdício.
Thomas Welt, CEO da Heinzelpaper Laakirchen, comentou: “A bem-sucedida partida da nova linha de fibras recicladas marca um importante marco. A tecnologia avançada e a expertise da ANDRITZ desempenharam um papel fundamental no cumprimento de nossas metas de sustentabilidade e eficiência”.
O escopo de fornecimento da ANDRITZ incluiu o FFD, equipamentos-chave para a depuração, limpeza e manuseio de rejeitos, além da reconstrução de componentes específicos. A ANDRITZ também forneceu serviços completos de engenharia, supervisão do processo de montagem, partida e treinamento.
O desagregador FFD, com capacidade de alimentação de até 2.000 admt/d, é agora o maior FFD da ANDRITZ em operação na Europa. Ele possui um tambor com diâmetro de 4,5 metros e comprimento total de 46 metros. O tambor foi entregue em cinco partes, com a montagem final e integração à infraestrutura existente realizadas por profissionais especializados da ANDRITZ, utilizando ferramentas específicas no local. A linha integrada de fibras recicladas (RCF), combinada com o FFD 450, pode produzir impressionantes 1.600 toneladas de fibra de alta qualidade por dia, estabelecendo um novo patamar de eficiência e sustentabilidade na produção de fibras.
Com este grande investimento, o HEINZEL GROUP demonstra mais uma vez seu compromisso com a inovação e a responsabilidade ambiental, consolidando ainda mais seu papel como um dos principais players da indústria europeia de papel e celulose. A ANDRITZ se orgulha de fazer parte deste projeto excepcional e espera, junto com o cliente, moldar o futuro da tecnologia de fibras.