ANDRITZ é escolhida pela Softys Peru para desenvolver novo tipo de sistema híbrido de aquecimento de capota Yankee
Este é o primeiro sistema da indústria que permite uma combinação flexível de aquecimento elétrico e a gás natural
O grupo de tecnologia internacional ANDRITZ foi selecionado pela produtora de tissue Softys Peru como parceiro tecnológico para um tipo completamente novo de sistema híbrido de aquecimento de capota Yankee.
Este é o primeiro sistema da indústria que permite uma combinação flexível de aquecimento elétrico e a gás natural. A instalação e start-up desta tecnologia inovadora na fábrica da Softys em Lima foi concluída com sucesso em dezembro de 2023.
O sistema utiliza uma câmara de mistura de ar patenteada que permite combinar fontes de calor dependendo das necessidades específicas da fábrica. O cliente pode operar o sistema em: 1) modo de aquecimento elétrico, usando apenas o conjunto do aquecedor elétrico, 2) modo de aquecimento a gás natural, usando o queimador, ou 3) modo híbrido, com uma porção livremente ajustável de aquecimento elétrico e a gás natural. Isso proporciona à Softys a máxima flexibilidade na escolha de fontes de calor com vistas à redução de emissões e à otimização dos custos energéticos.
O sistema foi instalado em uma máquina de tissue com velocidade projetada de até 2.000 m/min e largura de papel de 2,8 m. O resultado é fruto de um projeto conjunto de P&D entre a Softys e a ANDRITZ.
Reinaldo Uribe, diretor de Processos e Projetos Corporativos da Softys e coinventor do sistema, explica: “Convidamos a ANDRITZ como parceira para desenvolver este projeto de P&D como parte de nossa estratégia ESG para reduzir as emissões de gases de efeito estufa de nossas máquinas de tissue na América Latina, e estamos felizes em ver que nossos esforços estão agora contribuindo para operações de usinas mais sustentáveis. Em George Nowakowski, encontrei a contraparte perfeita para implementar este projeto – desde trabalhos conjuntos de P&D até o pedido de patente e start-up bem-sucedidos”.
George Nowakowski, vice-presidente de Tissue Drying America e inventor do sistema da ANDRITZ, acrescenta: “Colaborar com um parceiro como a Softys nos dá a grande oportunidade de usar nosso conhecimento mútuo para desenvolver rapidamente, testar extensivamente e implementar de forma eficiente inovações valiosas que são benéficas tanto para o meio ambiente quanto para a eficiência operacional”.
A Softys, subsidiária do grupo CMPC, é um dos maiores produtores de tissue da América do Sul. A fábrica em Lima tem capacidade de produção anual de aproximadamente 100 mil toneladas de tissue.