fbpx


Banner Incape Portal Tissue Online


Banner Animado Valfilm Portal Tissue Online

Notícias Varejo & Professional

Amazon inaugura primeiro supermercado sem caixas registradoras

banner amazon go

A ideia é que o consumidor consiga realizar as compras e pagar pelos produtos sem falar com um funcionário

No dia 25 de fevereiro, a Amazon inaugurou seu primeiro supermercado de grande porte sem caixas registradoras, no qual o consumidor escolhe os produtos e realiza o pagamento de forma autônoma, apenas usando a tecnologia da Amazon.

Chamada de Amazon Go Grocery, a loja de mil metros quadrados segue a linha das já existentes Amazon Go, mas é cinco vezes maior, assumindo uma função de supermercado, em vez de uma loja de conveniência com opções alimentícias.

Diferentemente das outras lojas menores, a Amazon Go Grocery possui utensílios domésticos, itens de higiene pessoal, rações para animais de estimação e alimentos frescos, além de toda a variedade de alimentos encontrados nas outras lojas da empresa.

O primeiro supermercado autônomo da Amazon está localizado na Pike Street, em Seattle, nos EUA. A localização escolhida foi estratégica, a cerca de 1 km da sede principal da Amazon.

amagon go grocery

COMPRAS

O funcionamento da Amazon Go Grocery é bem similar a outros modelos das lojas menores. Antes de entrar, o consumidor deve baixar o aplicativo da Amazon Go em seu smartphone. Apenas quem tiver o aplicativo pode entrar na loja, já que a catraca do estabelecimento precisa ler um QR Code gerado pelo app para liberar a entrada do cliente.

O comportamento dentro da loja é o padrão de qualquer negócio de varejo: o consumidor deve colocar na sacola os itens que gostaria de adquirir. Câmeras com visão computacional espalhadas pelo estabelecimento sabem quem está comprando quais itens.

Quando o cliente decidir encerrar as compras, basta sair da loja, sem nem ao menos falar com ninguém ou tirar a carteira do bolso para pagar. Os itens comprados são automaticamente registrados no cartão de crédito salvo no aplicativo da Amazon Go assim que o cliente deixa a loja.

Caso o consumidor pegue alguma bebida alcoólica da prateleira, o aplicativo pedirá para que confirme sua idade através do aplicativo antes de deixar a loja.

WHOOLE FOODS E O SETOR DE SUPERMERCADOS

Em 2017, a Amazon adquiriu a Whole Foods, varejista de alimentos naturais e orgânicos, por US$ 13,7 bilhões. Porém, de acordo com a própria Amazon, o modelo de funcionamento das lojas Amazon Go não deve se replicado nos supermercados da Whole Foods, pelo menos por enquanto.

A AmazonGo Grocery chega não para competir com Whole Foods, e sim para complementar o leque de produtos oferecidos.

Enquanto a Amazon configura-se como a maior e-commerce do mundo e é uma das líderes do varejo mundial, a gigante ainda caminha em pequenos passos no setor de supermercados dos EUA.

Incluindo a Whole Foods, a Amazon é responsável por cerca de 4% do mercado de mantimentos dos EUA, segundo John Blackledge, analista do Cowen, banco de investimentos americano. A Walmart lidera em participação no setor com uma fatia aproximada de 25%.

“A Amazon está atuando de forma diferente com estes formatos”, afirmou o analista, em entrevista ao Financial Times. “Em alguns, vai ter uma grande área de preparação para entrega de compras online. É um esforço de vários anos – terá que ser um número significativo de lojas, mas não acho que eles pretendem ter paridade com o número de lojas da Walmart”, concluiu.

Banner Metso no Portal Tissue

LEIA TAMBÉM: