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Alto desempenho sem interrupções

O Contrato de Performance da Valmet para caldeira de recuperação da Eldorado Brasil contribuiu para uma campanha de 15 meses sem paradas para lavagem e com economias significativas

O Contrato de Performance da Valmet para caldeira de recuperação da Eldorado Brasil contribuiu para uma campanha de 15 meses sem paradas para lavagem e com economias significativas. O contrato inclui aplicações Valmet Industrial Internet (VII) com suporte local e remoto.

Em 2019, a Eldorado Brasil, uma das maiores fábricas de celulose do mundo, e a Valmet iniciaram um Contrato de Performance incluindo a solução Valmet Industrial Internet (VII) Production Capacity para otimizar a capacidade de produção da caldeira de recuperação e recuperação química. A solução combina controles avançados de processo para otimização da sopragem de fuligem, otimização da combustão e otimização da qualidade do licor verde e serviços remotos do Valmet Performance Center. O contrato também inclui o suporte de uma engenheira local para otimização.

SOLUÇÃO COMPLETA DE OTIMIZAÇÃO PARA CALDEIRA DE RECUPERAÇÃO

Ao longo de 2020 e 2021, o escopo do acordo foi estendido com o Monitoramento de Desempenho da Caldeira de Recuperação para monitorar os indicadores de desempenho (KPIs) mais importantes na operação e o Dynamic Centerline Advisor para a Caldeira de Recuperação para aprimorar os modelos em execução.

O modelo de contrato é baseado em indicadores de desempenho e foi desenvolvido em conjunto com a Eldorado Brasil. Estudos para otimizar o consumo de vapor de sopragem começaram em 2018, o ano anterior à instalação real. Embora economias substanciais de vapor tenham sido identificadas no estudo inicial, a coleta de dados mais detalhados mostrou os possíveis benefícios em implementar uma solução de otimização completa para a caldeira de recuperação.

Os principais indicadores de desempenho do contrato foram acordados em redução do vapor de sopragem de fuligem, estabilidade de produção e uma campanha de caldeira de 15 meses sem a necessidade de parada da caldeira para lavagem, o que aumenta a disponibilidade de produção de toda a planta. Além dos KPIs definidos em contrato, também são realizados esforços para melhorar o desempenho como um todo, o que gera ações de controle das emissões e aumento do grau de redução, por exemplo.

TODOS OS OBJETIVOS FORAM ALCANÇADOS NA PRIMEIRA FASE

De acordo com o Gerente Funcional de Recuperação Química da Eldorado, João Vitor Oliver, todos os objetivos foram atingidos na primeira fase do projeto.

“Acreditamos muito neste modelo de trabalho, pois aproxima o fornecedor de nossas rotinas e prevê a racionalização das operações. No caso da caldeira de recuperação, por ser uma área estrategicamente importante para o aumento da capacidade produtiva, conseguimos aumentar a eficiência de queima e, ao mesmo tempo, preservar a segurança dos colaboradores”, afirma João Oliver.

João Vitor Oliver, Gerente Funcional de Recuperação Química da Eldorado.

SUPORTE ESPECIALIZADO NO LOCAL E REMOTAMENTE

A Eldorado é pioneira na combinação de aplicações avançadas de controle de processo com suporte de especialistas locais e especialistas do Valmet Performance Center, que usam aplicações de analítica que fornecem informações sobre a produção.

“Ter um único fornecedor para todas essas soluções, além de ter uma engenheira em campo, é fundamental para o fluxo de informações mais otimizado e para maior agilidade e assertividade na tomada de decisões”, analisa João Oliver.

O CONTRATO É UM SUCESSO

Segundo Oliver, um dos principais desafios para a implantação do projeto foi a aliança dessa iniciativa com as melhorias já existentes, sem interferir na segurança dos colaboradores e na integração das equipes. “Mesmo com tais obstáculos, podemos dizer que o contrato foi um sucesso. Nós confiamos na Valmet por possuir um corpo técnico muito qualificado e também por ser a nossa fornecedora nas tecnologias para caldeira. Além disso, está alinhada aos nossos valores como empresa, pois sabemos que, mesmo com os objetivos já alcançados, a busca por melhorias continuará sendo frequente durante a vigência do contrato”, explica Oliver.

“Os resultados alcançados no contrato da Eldorado mostram realmente que a cooperação entre as empresas faz toda a diferença. Do lado da Valmet, sentimos muita liberdade e abertura para abordar as possibilidades de melhoria e o time da Eldorado sempre se mostra disposto a debater e, uma vez acordado, apoiar a implementação de mudanças. Quando trabalhamos juntos, não parece que somos fornecedores e clientes, mas sim um time trabalhando por um objetivo em comum”, acrescenta Nathalia Leme, Gerente de Aplicações da Valmet.

O time da Caldeira de Recuperação da Eldorado Brasil com a residente, Luiza Roim.

OUTRAS ÁREAS POTENCIAIS PARA CONTRATOS DE PERFORMANCE

Com o sucesso da implementação de controladores avançados de processo (APCs) para a caldeira de recuperação, Oliver também prevê a modalidade desse tipo de Contrato de Performance com a Valmet para outras áreas da fábrica de celulose em Três Lagoas. “Temos alguns setores que podem se beneficiar desse tipo de APCs, como a planta de evaporação, que não tem controles avançados. Então, vemos a possibilidade desse tipo de parceria com a Valmet em outros segmentos no futuro”, acrescenta. 

VALMET CUSTOMER PORTAL FACILITA A COMUNICAÇÃO

Outra ferramenta que tem facilitado a rotina da equipe da Eldorado é o Valmet Customer Portal, uma plataforma colaborativa e um espaço de trabalho personalizado, que facilita o acesso a todos os serviços digitais oferecidos. Segundo Oliver, a ferramenta centraliza as principais informações da operação e facilita a comunicação entre fornecedor e cliente.

“Essa é uma tendência que veio para ficar no mercado. Desde a implantação, o portal nos ajudou a centralizar dados como KPIs, relatórios, rastreamento de pedidos e facilitou o treinamento virtual de nossos colaboradores”, finaliza.

A aplicação de monitoramento de desempenho de caldeiras de recuperação oferece uma visão rápida para o processo da caldeira de recuperação e indica se qualquer ação é necessária em qualquer um dos sub processos.
A aplicação Dynamic Centerline Advisor aponta os faixas ideais para as principais variáveis da caldeira de recuperação, com base no melhor desempenho histórico.
Emissões importantes (ou sub processos), como NOx e CO também podem são visualizadas e forma simples com aplicações de VII.

O PACOTE DE CONTRATO

  • Equipe de especialistas da Valmet, incluindo uma engenheira residente para otimização
  • APC para sopragem de fuligem, combustão, eficiência de redução e tanque de dissolução
  • Suporte do Valmet Performance Center

PRINCIPAIS METAS/KPIS

Economia de vapor de fuligem

  • Manter o consumo de vapor de sopragem de fuligem entre 50 e 60 ton/h. *52 e 62 ton/h considerando carga da caldeira acima de 8.000 tDS/dia.

Campanha de recuperação da caldeira em 15 meses

  • Realizar a campanha da Caldeira de Recuperação em 15 meses sem parada para lavagem devido ao entupimento da caldeira

Estabilidade de Produção

  • Manter a produção da Caldeira de Recuperação mais estável, representada pela manutenção do indicador de eficiência operacional entre 97,0-98,5%.

MAIS INFORMAÇÕES

Para mais informações, entre em contato com a Gerente de Aplicações da Valmet, Nathália Leme, pelo e-mail: nathalia.leme@valmet.com.

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