Alimentos mais seguros com a BIOLAY, primeira barreira 100% de fontes naturais
Proveniente de fonte renovável, ela elimina completamente o uso de compostos produzidos sinteticamente e é segura para o contato com alimentos
A embalagem para alimentos tem papel fundamental na cadeia produtiva da indústria alimentícia. E para que ela possa acondicionar tais produtos de maneira correta, os revestimentos são essenciais para garantir a funcionalidade da embalagem, manutenção da segurança, qualidade e a durabilidade dos alimentos até serem consumidos.
Os revestimentos são responsáveis por proteger o alimento do ambiente externo, evitar a contaminação, manter a qualidade nutricional e organoléptica (cor, brilho, transparência, textura, odor e sabor) e o proteger durante seu transporte e estoque.
Investir em uma embalagem para o setor alimentício proveniente de fonte renovável é uma decisão estratégica que pode trazer benefícios econômicos, ambientais e sociais para as empresas. A sustentabilidade deixou de ser apenas um conceito para se tornar uma questão de sobrevivência mundial. A “paperization” das embalagens de consumo é uma tendência que chegou para ficar. Isso quer dizer que os plásticos estão sendo substituídos por papel, principalmente devido às percepções do consumidor sobre as vantagens de renovação e reciclabilidade desse material.
As embalagens de papel são biodegradáveis e compostáveis, ou seja, se decompõem naturalmente em condições ideais. Mas para que as embalagens possam acondicionar os alimentos de maneira correta, garantir as condições ideais para a comercialização e para o transporte, elas precisam receber um revestimento barreira.
E foi pensando em unir sustentabilidade com alta performance para atender às altas exigências da indústria de alimentos, que a CHT desenvolveu a barreira funcional BIOLAY.
A BIOLAY é considerada a quarta geração de tecnologias barreira e o mais novo desenvolvimento patenteado pela CHT na área. Proveniente de fonte renovável, ela elimina completamente o uso de compostos produzidos sinteticamente e é segura para o contato com alimentos. Geralmente, muitos produtos no mercado são de fonte renovável, mas passam por um processo de polimerização sintética, o que não é o caso da barreira sustentável CHT.
O revestimento BIOLAY é resistente a óleo e gorduras e possui barreira de oxigênio, o que conserva o alimento por mais tempo e não deixa marcas na embalagem. O conceito deste revestimento agrega ainda mais sustentabilidade, pois é oferecido ao mercado como um produto em pó, contendo 100% de ativo para ser preparado in loco, ou seja, não há a necessidade de transportá-lo com água.
O produto pode ser preparado de forma muito simples, sendo facilmente solúvel em água e, após, sua preparação, aplicável em diversos tipos de aplicadores, inclusive os “On Machine”. Com isso, o produto BIOLAY confere uma nova alternativa para os papeleiros proporcionando uma produção com a performance barreira que necessitam.
Por ser uma barreira 100% natural, biodegradável, livre de compostos de fontes fósseis e totalmente isenta de flúor, a BIOLAY, contribui para a substituição de compostos perfluorados que ainda são utilizados no mercado de papel. Vale ressaltar que ela também oferece características de reciclabilidade e repolpabilidade, permitindo que embalagens revestidas por essa tecnologia possam ser recicladas e repolpeadas.
A BIOLAY está totalmente alinhada com a economia circular e com o movimento em direção às matérias-primas sustentáveis, colaborando com as empresas a alcançarem suas metas de sustentabilidade e fazerem uma gestão responsável de materiais.
BENEFÍCIOS DA BIOLAY
- 100% fonte natural
- Excelente barreira contra óleos e gorduras
- Totalmente isento de flúor e micro plásticos
- Biodegradável e compostável
- Reciclável
- Adequado para contato com alimentos
- Resistente à blocking
- Pode ser usado como pré-coating
- Produto em pó
Para saber mais sobre as soluções sustentáveis da CHT, clique aqui.